E os Tímidos?

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8

Algumas pessoas já perguntaram aqui no Reformai quem seriam os “tímidos” tidos lá no livro de Apocalipse. Esta é uma pergunta recorrente também em alguns fóruns de internet, em bancos de igrejas… E dessa demanda por informação, nasce este pequeno texto!

Começamos definindo o que significa a palavra “tímido”. No dicionário Aurélio¹ temos alguns verbetes com o significado e sinônimos para “tímido”, vejamos alguns:

  1. Indivíduo acanhado.
  2. Que tem temor.
  3. Acanhado.
  4. Vergonhoso.
  5. Frouxo.
  6. Medroso

Indo para o original, o grego, a palavra usada para “tímido” no texto é “deilos”.  A tradução para esse vocábulo é ‘‘covarde’’ ou ‘‘medroso’’. Esta mesma palavra, ‘deilos’, é usada em outras passagens no Novo Testamento, que nos ajudarão a entender melhor o texto de Apocalipse. Uma destas ocasiões ocorre quando Jesus acalma a tempestade no mar. Tanto na passagem de Mateus, quanto na de Marcos, temos a utilização da palavra “deilos”.

Mateus 8,26 Por que tendes medo, homens fracos na fé?

Marcos 4:40- Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?

Vemos que “deilos” tem mais a ver com a palavra “medo” e em ambos os casos há uma comparação direta com falta de fé.

Há também outra possibilidade de comparação que podemos fazer. Podemos comparar “deilos” com um substantivo próximo em II Timóteo 1:7. Neste caso o significado básico é “covardia”. Olhem o texto de  2 Timóteo 1:1-7:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você. Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Mostrado tudo isto, posso concluir que  o “tímido” é como alguém que não crê, pois, vive em temor e desconfiança de Deus. Não conheceu e nem entendeu o amor de Deus. Não tem fé, que não são salvos ( Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus. Ef 2:8).  “Timidez”, no sentido de Ap 21:8, é incredulidade e covardia, falta de confiança em Deus. Logo, são pessoas que nunca conheceram ao SENHOR. Portanto “a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte….”

Soli Deo Gloria

 

¹ https://dicionariodoaurelio.com/Timido

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful