A Fé Que Vence o Mundo

A Fé Que Vence o Mundo

Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1 João 5.4  Almeida Séc.21)

Estive meditando nesse belíssimo texto de João, e como sempre, fico fascinado com a riqueza de instruções que a Bíblia nos fornece.

A primeira epístola de João, em termos gerais, aponta para um direcionamento dos elementos básicos da fé. Especificamente nesse capítulo 5 vemos algumas definições excelentes a respeito de nossa conduta cristã.

Sobre o texto, existem muitas linhas de pensamento a respeito dele. Vencer um mundo corrompido, onde a sociedade, infelizmente, propaga valores errados e corrompidos, realmente é uma tarefa muito difícil.

Um mundo que perdeu suas referências espirituais, e que o ser humano, na maioria das vezes, direciona e norteia a sua vida a tudo aquilo que é corruptível e efêmero, perdendo a vida muitas vezes em uma busca desenfreada e sem limites para as conquistas materiais.

Manter a fé significa muito mais do que crer. Muito mais do que um sentimento de simpatia em relação ao Evangelho de Cristo. Muito mais do que um “pensamento positivo” para que as coisas deem “certo” e que haja o mínimo de sofrimento possível.

Vencer o mundo, em meu entendimento, tem a ver com manter os olhos fixos no Pai, mesmo que as circunstâncias do mundo te levem a não crer em mais nada. Mesmo que as injustiças tenham te alcançado, mesmo que as dores estejam te afligindo, mesmo que você já esteja quase sem forças.

E quando tudo parece que não vale mais a pena, você continua crendo que é nascido de Deus e mantém a fé. Essa sim é uma vitória e tanto! Porém precisamos entender que somos nascidos de Deus, e primordialmente, o que isso significa.

Ser nascido de Deus é ter encontrado, mediante Jesus Cristo e sua Obra na Cruz, o significado de sua vida e existência. Ser nascido de Deus tem a ver com uma vida de abandono do pecado. Uma vida que busca de forma sincera e lúcida viver em conformidade com a Palavra de Deus. (1 João 3:9)

Ser nascido de Deus tem a ver com viver uma vida cristã na prática: amar os irmãos e praticar a justiça do Reino (1 João 3:10). Sim, ser nascido de Deus, diante de tudo o que vivemos e vemos em nosso dia-a-dia também é um desafio gigante.

E sim, é esta vitória que devemos almejar para as nossas vidas: manter a fé, com uma consciência responsável de que somos nascidos de Deus. Convido-te hoje a pensar sobre o que este versículo nos ensina e nos direciona a praticar. Que possamos pensar sobre a nossa responsabilidade nessa percepção, de que somos nascidos de Deus, e de que isso requer de nós um posicionamento muito firme.

Da mesma forma, que possamos nos esforçar para mantermos a fé, pois essa é a verdadeira vitória sobre o mundo.

Pense nisso.

Abraço!

Pr. Marco Aurélio Cicco

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful