O Legado Hermenêutico Pós-Reforma

 

‘’Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo que de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. ’’ (2 Timóteo 3:14-17)

Na segunda carta de Paulo a Timóteo, há a evidência da inspiração, do valor e da aplicabilidade das Sagradas Escrituras. Pensar na bíblia, enquanto estrutura e conteúdo, é algo maravilhoso; sua linguagem, seu vocabulário, suas histórias, as tipologias textuais, os recursos estilísticos, sua organização e as mensagens nela reveladas, demonstram que por detrás de cada escrita, havia a inspiração de Um Grande Autor. Mas, como devemos interpretá-la?

Os textos sagrados foram escritos em diversas épocas, perpassando em diversas culturas, logo, fatores temporais e sociais devem ser observados para a melhor compreensão linguística, em conjunto com a intencionalidade discursiva do autor. Embora muitos Pais da Igreja já alertassem sobre os cuidados com a interpretação bíblica, até 1517, a interpretação bíblica era, em sua maioria, alegórica. A Reforma Protestante, além de um marco histórico, teve um papel significativo na difusão do conhecimento e no exercício da interpretação bíblica. Martinho Lutero, um dos proponentes principais da Reforma, propôs um novo modelo hermenêutico que visava buscar, sempre, o contexto em que a mensagem foi escrita.

As 95 Teses expostas na Catedral de Wittenberg e os 5 Solas (Sola Gratia, Sola Fide, Sola Christus, Sola Scriptura e Soli Deo Gloria) não são apenas lemas ou a utilização da palavra enquanto signo ideológico, são, principalmente, um retorno bíblico interpretativo. Sendo assim, quero atentar-me a dois pontos:

1º Não podemos interpretar a Bíblia à nossa própria maneira.

Em 2 Pedro, há uma observação dada para que não houvesse declínios a falsos ensinos ou à uma interpretação isolada. Mais uma vez a superioridade da palavra de Deus é evidente:

‘’Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente isto que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação.’’ (2 Pedro 1:19-20)

A bíblia é suprema, ela revela o Deus Supremo e deve ser interpretada por si mesma e não pelo entendimento particular de quem a interpreta. Até o momento da Reforma, havia uma tradição interpretativa por parte da Igreja Apostólica Romana; seus dizeres, em muitos momentos históricos não estavam compatíveis com as Escrituras, porque a bíblia era subjugada e o sujeito ouvinte era interpelado por discursos extra-bíblicos, a exemplo disso temos: vendas das indulgências, o uso de textos isolados para amedrontar a população e também a interferência dos santos (pessoas canonizadas que representavam um papel de divindade). Augustus Nicodemus (Teólogo Calvinista e Pr. Presbiteriano), aborda que:

‘’O ponto de Lutero e dos demais Reformadores era que o sentido das Escrituras não poderia ser determinado por tradição, nem por decisão eclesiástica, nem por argumento filosófico, nem por intuição espiritual, mas sim, unicamente, por outras partes das mesmas que explicam e esclarecem o sentido.’’

2º O texto é literal ou alegórico?

Devemos ter cuidado ao interpretar um texto, a via de regra é sempre observar o seu contexto. Verifique quem são os interlocutores (pessoas presentes no discurso), quem é o emissor, quem é o receptor, quais eram os fatores históricos e observe a estrutura da mensagem.

O Rev. Nicodemus, ao falar sobre ênfase no Sentido Literal, Gramático-Histórico do Texto, partindo de um comentário-crítico de Lutero sobre os escolásticos da Idade Média, cita que:

‘’De acordo, os Reformadores ensinavam que cada texto tem um só sentido, que é o literal- a não ser que o próprio contexto ou outro texto das Escrituras requeiram claramente uma interpretação figurada ou metafórica. […] O fato de que os Reformadores rejeitaram a alegorese escolástica não os levou à conclusão de que não havia passagens de sentido figurado nas Escrituras.’’

Quais impactos para a Igreja?

Embora a hermenêutica só tenha passado a ser tratada como ciência mais adiante, os teólogos já seguiam tradições ou modelos que auxiliavam na compreensão textual. Após a Reforma Protestante, a Igreja passou a seguir um modelo interpretativo: Método Gramático-Histórico de Interpretação.

Lutero interpretou a bíblia para o alemão e no mesmo século ela passou a ser traduzida para diversas línguas. 499 anos se passaram e os impactos da Reforma ainda ecoam. Devemos ter cuidado para não cometer erros ao interpretar; não podemos adicionar, nem extrair, nada das Escrituras! A bíblia está acima de toda tradição humana, não se guie por fantasias, por idealizações ou por quaisquer pensamentos que tentam submeter a Palavra de Deus ao homem. Muitos, entregues às suas próprias concupiscências estão cavando suas próprias covas ao afastarem-se da sã doutrina:

‘’Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cerca-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.’’ (2 Timóteo 4:3-4)

A forma como Deus tem preservado a Sua mensagem, revela também o Seu zelo por nós e o quanto Ele anela para que cheguemos à verdade e cresçamos em conhecimento e sabedoria.

Ame a Escritura!

Prossiga em conhecer a Deus por meio da Escritura!

 

Atenciosamente, Lariane!

 

Referência bibliográfica:

A Bíblia e seus intérpretes- uma breve história da Interpretação/ Augustus Nicodemus Lopes – São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004.

Postagens Relacionadas

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful