Pra que o Mal?

“O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” Gênesis 6:5

Recentemente assisti a um vídeo no qual um filósofo contemporâneo dissertou sobre a finalidade do mal na vida do homem, ou seja, para que serve o mal.

Em sua análise, o filósofo apresenta diversas visões acerca do assunto se amparando, contudo, na ideia de pecado como sendo uma das melhores formas de representação do mal.

Isso me despertou a escrever sobre este tema, já tão explorado pela teologia e os estudos morais. O propósito desse texto será, então, mostrar a você que o mal serve para a glória do Senhor, apesar de muitas vezes não enxergarmos isso.

Santo Agostinho

Desde os primórdios da Igreja, a concepção do que vem a ser o mal, sua origem e finalidade, foi um tema que permeou os grandes debates. Das visões acerca do assunto, a que mais se mostrou interessante, ao meu ver, é a visão agostiniana. Este artigo se baseia nessa visão.

Segundo Agostinho, o mal nada mais seria que uma ausência de Deus na vida do homem. Essa ausência, contudo, é o resultado de um afastamento gradativo do homem que, estando imerso em uma natureza pecaminosa, não deseja agradar ao Senhor.

Agostinho considera ser Deus, também, o sumo bem, o próprio bem:

É certo que, nem por vontade, nem por necessidade, nem por qualquer acontecimento imprevisto, pode a corrupção afetar nosso Deus, porque Ele é Deus, e não pode querer senão o que é bom, e Ele próprio é o Sumo Bem (…)” (Confissões)

Para entendermos melhor essa visão, imagine um objeto qualquer que está sendo iluminado. À medida que afasto esse objeto da luminosidade irá surgir, consequentemente, uma região de sombra ao seu redor. Assim, quanto mais eu o afastar, mais inserido na sombra ou escuridão o objeto ficará, até haver a ausência total de luz.

Deus seria, então, a fonte luminosa que oferece luz ao objeto. Nós seríamos o objeto iluminado e o movimento que nos afasta da fonte de luz seria o pecado. Daí, concluímos que o mal se trata, na verdade, de uma ausência da presença do Senhor em nossas vidas, Aquele que é o verdadeiro bem.

Dado que o pecado reside em nós, podemos também obter outra conclusão: Deus não nos tenta a afastar-se dEle, Ele não deseja o mal para nós. E isso se encontra presente em sua própria Palavra:

“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.” Tiago 1:13-14

O mal não tem um RG ou um formato definido

Todos nós estamos sujeitos ao mal, pois ele é uma consequência direta do pecado. O mal não tem formatos definidos ou tipos: ele é um só, e se estende para todas as áreas da nossa vida:

“(…) pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23

Ele não só reside nos pecados intencionais (matar, mentir, roubar…) como também se faz presente em ações que muitas vezes sequer imaginamos:

“Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!” Salmos 19:12.

Isso nos leva aos pés do Senhor, nos leva a orar pelo perdão de Deus e vermos o quão falhos e limitados nós somos; nos leva a ver que necessitamos de um salvador.

O mal glorifica a Deus

Um dos papéis do mal é fazer com que nos conheçamos melhor: diante de nossas fraquezas e natureza caída passamos a enxergar a existência de um Deus Bondoso, Justo e Soberano. Como foi falado anteriormente, o mal nos faz olhar para Deus e notarmos que necessitamos dEle. E aí, Deus nos passa a oferecer o Seu profundo perdão. Na verdade, Ele faz mais que isso: estende a Sua poderosa mão para nos guiar à saída da escuridão que estávamos inseridos. O mal glorifica a Deus.

Desse modo, nos resta buscar incessantemente a presença do Pai, o seu Reino. Devemos ir, tal qual um alguém perdido em meio à escuridão, atrás de um farol, de um porto seguro, pois, Ele é a Luz do mundo (João 8:12).

Postagens Relacionadas

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful