Qual o Real Conceito Bíblico de Justiça?

 

Nos tribunais humanos nenhum juiz tem o direito de absolver o culpado ou de condenar o inocente: para que a justiça seja exercida, o julgamento deve estar de acordo com este principio. No Antigo Testamento vemos isso de modo bem claro quando a Lei mosaica exigia que toda sentença estivesse de acordo com este principio.

Este principio de lei que rege os negócios dos homens, é o mesmo principio pelo qual Deus exerce a justiça.  Quando Deus, como Juiz Santo e Justo, exerce Seu julgamento a respeito dos homens, deve fazê-lo de acordo com a verdade e a justiça. Deus deve justificar o inocente e condenar o culpado.

Aqui está o problema: como um Deus santo e justo pode justificar o ímpio? Como pode inocentar quem pecou contra a Sua perfeita santidade?

A Bíblia diz que todos os homens pecaram, e portanto todos são culpados: como um Deus justo pode justificar um culpado?

A doutrina da justificação resolve o problema.

“Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.” Rom 8:29,30

Quando alguém é convencido de seu estado pecaminoso, e que necessita de arrependimento esta pessoa é colocada em Cristo Jesus pelo batismo do Espirito Santo. Quando a pessoa é colocada em Cristo, ela participa das bençãos celestiais. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” 2 Cor 5:17

Uma vez em Cristo, nosso passado se desfaz, deixamos de ser filhos de Adão e das trevas, e nos tornamos, por adoção, filhos de Deus  súditos do Reino de Deus .

E, mais importante, por estarmos em Cristo Jesus, nós somos justificados. “É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção.” 1 Cor 1:30

Estar em Cristo Jesus é tornar-se justo. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” 2 Cor 5:21

O apostolo Paulo deixa bem claro que aquele que é colocado em Cristo Jesus torna-se justo aos olhos de Deus, o qual olha para os que estão em Cristo Jesus como se estivessem cobertos com a própria justiça de Cristo: desta maneira não há faltas, culpa e base para condenação. Somos feitos justos em Cristo. 


sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; Rom 3:24,25

Em Cristo Jesus nos temos a redenção de nossos pecados e a reconciliação com Deus. Em Cristo Jesus nossos pecados são cobertos pela fé em Seu sangue: Deus pode olhar para nos através do sangue de Cristo e pode redimir o homem que estava sob condenação divina, porque Sua ira é placada pelo sangue do Cordeiro sem pecado (propiciação).

Deus nos concede a justiça de Cristopara o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. Efésios 1:6,7. 

Somente quem está em Cristo Jesus não poderá ser condenado pelo justo Juiz.

A justificação do culpado não depende de qualquer alteração na santidade ou no caráter de Deus, nem do fato de nós termos sido pecadores. A condenação permanece, pois todos os que pecaram foram destituídos da gloria de Deus.

O Eterno, todavia resolveu o problema: quando o pecador se encontra em Cristo Jesus, não existe fundamento para exclui-lo, da mesma forma que não há fundamento para excluir o Filho santo e eterno do próprio Deus.

Ao contrario, quem, infelizmente, não está em Cristo Jesus e sob a autoridade da Palavra de Deus, não poderá ser inocentado pelo justo Juiz.

Justo é o Juiz e justa Sua sentença.

 

SOLI DEO GLORIA

 

Matteo Attorre

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful