Redes Sociais

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1ª Cor 10:31

As redes sociais conquistaram o mundo, em diferentes cantos da Terra elas têm prendido a atenção e o tempo das pessoas, neste chamado chamado “mundo virtual”. Para se ter uma ideia, só na América Latina, e principalmente no Brasil, o Facebook já ultrapassou a marca de 76 milhões de usuários (segundo a Revista VEJA – 30/07/2013). Mas, da mesma forma que as redes sociais são uma ferramenta preciosa quando bem usada, elas também podem se tornar um mal na vida de um homem. E nós cristãos nos fazemos presente nesse conflito global, não estamos isentos as potestades e principados deste século as quais devemos fervorosamente combater e resistir.

E nós, que somos sal e luz, como podemos fazer a diferença nessa nação virtual? Será que nossas curtidas, compartilhamentos e postagens devem ser semelhantes aos dos ímpios? Será que a nossa resposta ao “No que você está pensando?” deve estar centralizada em nossa autoconfiança ou refletir somente a confiança em Deus?

Cabe ressaltar que há um problema iminente em nosso cotidiano, que é o fato que a virtualidade tem tomado grande parte da vida de muitas pessoas. Há casos de substituição da realidade, onde o ambiente virtual tem mais espaço do que a vida real. Junto a essa demanda de vício desenvolvido pelas redes sociais, surge outro problema dentro deste ambiente: O nosso testemunho cristão.

Não sejamos tolos, participar destas correntes espalhadas pelo Facebook, e pelas mais de 40 redes sociais disponíveis, que desafiam a pessoa a compartilhar certas imagens, provando sua suposta “fé”, ou outras que se a pessoa “ama ao Senhor Jesus” deve curtir ou compartilhar essa ou aquela imagem, não tem nada a ver com testemunho cristão. Você está apenas magiando o ego de pessoas ou páginas ‘carentes’ em busca de popularidade no mundo virtual. Essas correntes são semelhantes àquelas “Campanhas” que ocorrem em algumas ‘Igrejas’ que apostataram da fé genuína onde tentam barganhar com Deus; “Façamos isso, para receber aquilo”.

Outro coisa a relatar é que você ter uma capa, um logotipo, foto de perfil, com um versículo também não faz, propriamente, com que suas redes sociais sejam para a glória de Deus. Falar de Jesus Cristo de vez em quando eu seus perfis, também não o faz, necessariamente, dizer que foi para a glória de Deus.

Mas então, o que faz?

Examine a si mesmo “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Cor13:5). Qual a razão de tamanha exposição nas redes sociais? Quais são as suas motivações? Ter novos amigos? Ganhar status de popularidade na Escola ou Faculdade? Por que você está nas redes sociais?

Se as redes tomaram o seu tempo de oração e meditação nas Escrituras, abandone tudo e vá ao nosso Senhor! Se elas te prenderam de modo que você não consegue fazer outra coisa a não ser perder seu tempo, hoje mesmo arrependa-se e vá a Cristo! Isto é usar uma rede social para a Glória de Deus, é usa-la sem que ela usurpe nada que deveria ser dado a Ele.

Não faça deste ambiente seu ídolo, se este suga seu desejo mais do que o próprio Deus, sinto-lhe em dizer que Satanás o persuadiu. E se você não percebe isso, ou nega, então clame por socorro ao Senhor Deus, pois está em plena paz com o terrível pecado da idolatria! Não se pode servir a dois senhores.”Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” Dt 6:5.

Se as redes sociais que você participa, de fato, são para a glória de Deus, as mesmas te levarão a Ele e não o contrário.

Se suas curtidas, compartilhamentos e postagens não revelam Cristo Jesus – em sua mansidão, humildade, temperança, paz, amor, gozo, santidade, domínio próprio, justiça, misericórdia, etc – é um triste sinal que Cristo não vive em você, olhe sua Linha do Tempo e veja o que está lá, talvez você O nega nas Redes Sociais sem muitas vezes perceber!

Pois se o Santo Espírito, nos doado gratuitamente mediante a fé, vive dentro dentro de nós, tudo o que fizermos já não mais será do agrado do homem natural, mas do agrado d’Aquele que nos chamou para sermos santos e irrepreensíveis! Se o ímpio não reclama de suas postagens (ou não as ignora), ao contrário disso, curte e compartilha, cuidado! Talvez você esteja lutando com o exército inimigo.

Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10)

Portanto, a sua motivação aqui no ambiente virtual deve revelar o Filho de Deus, sejamos imitadores dEle em todas as boas obras.

Cristo não tinha Facebook, nem Twitter, nem Google+ ou coisa semelhante, mas em tudo que Ele fez nos deu um perfeito exemplo de como devemos nos comportar, nesse mundo virtual, onde um clique pode se tornar um convite para ofender o justo Deus que decidiu nos amar por sua graça em Jesus Cristo, mesmo nós não sendo dignos de nem um pingo de seu oceano de amor.

Sejamos santos assim como Ele é Santo, ainda que te intitulem “cristão radical”, que sejas radical! Pois Deus é radicalmente Santo!

Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
(Lucas 14:26-27)

Postagens Relacionadas

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful