Reformai
Publicidade:
Home | A Doutrina do Arrependimento (13)

A Doutrina do Arrependimento (13)

Nesta série, vamos debruçar em torno da doutrina do arrependimento com Thomas Watson. Todo conteúdo está postado numericamente em ordem subsequente, para ter amplo e completo entendimento em torno da doutrina do arrependimento é necessário que siga as dispensações nas quais os artigos foram publicados aqui no site. Este texto é o terceiro artigo da série, visite todos os artigos da série clicando aqui.


Removendo os Impedimentos

Quando falta água em uma cidade, a primeira coisa que fazemos é procurar a causa para que possamos resolver o problema. Identificamos se os canos estão quebrados ou entupidos para que a corrente da água esteja prejudicada. É por isso que primeiro vamos identificar os impedimentos do arrependimento para remove-los e a partir de então estudarmos os meios propícios do arrependimento. Quando não chega água de arrependimento (embora tenhamos os canos das ordenanças), veja qual é a causa. Qual é a obstrução que impede essas águas penitenciais de correrem?

Existem dez impedimentos ao arrependimento:

Os homens não entendem que precisam de arrependimento

Eles agradecem a Deus dizendo que tudo está bem com eles e não reconhecem que precisam de arrependimento.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Apocalipse 3:17

Aquele que não percebe nenhuma perturbação em seu corpo não procurará ajuda e não aceitará ser medicado. Essa é a maldade e a consequência do pecado, ele não apenas nos deixou doentes, mas também nos deixou insensíveis e cegos para a doença. Quando o Senhor ordenou que o povo se voltasse para Ele, eles responderam teimosamente: “Em que havemos de tornar?” (Ml 3:7). Então, quando Deus chama os homens ao arrependimento, eles dizem: ‘Por que devemos nos arrepender?’. Eles não reconhecem o pecado. Certamente não há doença pior do que a apoplexia [A apoplexia é uma doença cerebral que provoca a privação do uso dos sentidos e dos movimentos].

Os homens não conhecem o verdadeiro significado do arrependimento e o banalizam

Eles acham que o arrependimento é algo muito simples, como um momento de oração, um suspiro, ou um ‘Senhor tenha piedade’, e o trabalho está feito. Esse conceito da facilidade do arrependimento é um grande obstáculo para o verdadeiro arrependimento. Um arrependimento fácil e corriqueiro torna uma pessoa ousada e aventureira no pecado e faz com que ela nunca se arrependa de verdade. O pescador pode soltar sua linha o máximo que puder e o quanto quiser, pois sabe que depois poderá puxá-la novamente. Da mesma forma, quando um homem pensa que pode se deleitar no pecado o quanto quiser e que depois poderá se arrepender quando bem entender, isso o encoraja na maldade. Mas, para tirar esse falso conceito da facilidade do arrependimento, considere:

  1. Como pode um homem ímpio, que tem um monte de culpa sobre ele, levantar-se facilmente com tamanho peso sobre os seus ombros? Por acaso a salvação é obtida com um salto? Pode um homem pular do pecado para o céu? Ele pode saltar dos braços do diabo para o seio de Abraão?
  2. Se todas as nossas faculdades são voltadas contra o arrependimento, então significa que o arrependimento não é fácil e para obtê-lo todas as nossas faculdades são trabalhadas por Deus. Mas um pecador prefere perder a Cristo e o céu do que abandonar as suas concupiscências, suas forças são totalmente voltadas contra Deus e o arrependimento. A morte, que separa homem e mulher, não separará um homem perverso dos seus pecados; e ainda assim dizem que é tão fácil se arrepender? O anjo rolou a pedra do sepulcro, mas nenhum anjo, somente o próprio Deus, pode rolar a pedra do coração!
Presumir a misericórdia de Deus

Muitos sugam veneno desta doce flor. Tentando aproveitar-se da misericórdia de Deus, usando-a como pressuposto para o pecado, eles são condenados. O Cristo que veio ao mundo para salvar pecadores, o mesmo que é o Pão da Vida para os eleitos (1Tm 1:15) é a também a “pedra de tropeço” para muitos homens perecerem, isto é, os impios (1Pe 2:8). Para alguns o Seu sangue é vinho doce, mas para outros é a água de Mara. Alguns são suavizados por esse Sol de justiça (Ml 4:2), enquanto outros são endurecidos.

Eles dizem ‘Cristo morreu; Ele já fez tudo por mim; portanto, posso ficar parado e não fazer nada’. É assim que eles sugam a morte da árvore da vida e perecem por meio de um Salvador. Então eu posso dizer que a misericórdia de Deus é consequentemente a causa da ruína de muitos. Por causa da misericórdia, os homens presumem e pensam que podem continuar pecando, mas a clemência de um rei deve fazer seus súditos se rebelarem? O salmista diz que há misericórdia de Deus para que ele seja temido (Sl 130:4), e não para que possamos pecar. Os homens podem esperar misericórdia provocando a justiça? Só porque a misericórdia de Deus é abundante não significa que Ele a desperdiçará com o pecado fazendo com que a Sua Justiça e o Seu Filho seja negado.

Um Temperamento Acomodado e Tolerante com o Pecado

O arrependimento exige auto negação e trabalho da alma em prol do Reino de Deus e por isso ele é muitas vezes encarado como entedioso pelos homens que não desejam movimentar-se. Eles preferiam ir dormir para o inferno do que chorar para o céu.

O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca.

Provérbios 19:24

Muitos preferem perder o céu do que dobrar o remo e remar para lá nas águas do arrependimento. Se não podemos ter o mundo sem trabalho e diligência, poderíamos ter o que é mais excelente do que o mundo? A preguiça é o câncer da alma.

A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome”

Provérbios 19:15

Era uma ficção espirituosa dos poetas que, quando Mercúrio pôs Argus no sono e com uma vara encantada fechou os olhos, ele o matou. Quando Satanás, por suas bruxas, embalou homens adormecidos em preguiça, ele os destruiu. Alguns relatam que, enquanto o crocodilo dorme com a boca aberta, o rato indiano entra em sua barriga e come suas entranhas. Assim, enquanto os homens dormem em suposta segurança, eles são devorados.

O prazer no pecado

Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.

2 Tessalonicenses 2:12

O pecado é um caldo açucarado, misturado com veneno. O pecador pensa que há perigo no pecado, mas também há deleite, e o perigo não o aterroriza tanto quanto o deleite o encanta. Platão chama o amor ao pecado de um grande diabo. A alegria no pecado endurece o coração. No verdadeiro arrependimento, deve haver um pesar pelo pecado, mas como alguém pode sofrer pelo que ama?

Quem se deleita com o pecado dificilmente pode orar contra ele. Seu coração está tão invejado pelo pecado que ele tem medo de abandoná-lo cedo demais. Sansão adorava a beleza de Dalila e seu colo provou sua sepultura. Quando um homem rola a iniquidade como um pedaço de açúcar embaixo da língua, ele se apaixona e é finalmente sua morte. O prazer do pecado é um cabresto de seda. Não haverá amargura no último fim (2 Sm 22:6)?

A ideia de que o arrependimento rouba a alegria

Essa ideia é uma grande mentira. O arrependimento não rouba a alegria, ele redireciona a nossa satisfação para aquilo o que não nos trará frustração. Ele esclarece nossa alegria e a retira do pecado, nos fornecendo uma nova e verdadeira alegria. O que é toda alegria terrena? É apenas um agradável frenesi. A alegria mundana é apenas uma risada fingida. Tem tristeza seguindo os calcanhares. É como a vara do mago, instantaneamente transformada em serpente; mas o arrependimento divino, como o leão de Sansão, possui um favo de mel. O reino de Deus consiste tanto em alegria quanto em retidão (Rm 14:17). Ninguém é tão verdadeiramente alegre quanto os penitentes. Existe uma alegria inigualável no chorar.

O óleo da alegria é derramado principalmente em um coração partido: ‘o óleo da alegria pelo luto’ (Is 61: 3). Nos campos próximos a Palermo crescem muitos juncos em que há um suco doce do qual o açúcar é feito. Da mesma forma, em um coração penitente, que é o junco machucado, crescem as alegrias açucaradas do Espírito de Deus. Deus transforma a água das lágrimas no suco da uva que emociona e alegra o coração. Quem deve se alegrar se não a alma arrependida? Ele é herdeiro de todas as promessas, e isso não é motivo de alegria? Deus habita em um coração contrito, e não deve haver alegria lá?

Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

Isaías 57:15

O arrependimento não tira a música de um cristão, mas eleva a uma nota mais alta e a torna mais doce.

O desânimo da mente e a ausência da fé

‘É uma coisa vã para mim recorrer ao arrependimento; meus pecados são dessa magnitude e não há esperança para mim’, diz o pecador. “Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos segundo as nossas imaginações; e cada um fará segundo o propósito do seu mau coração” (Jr 18:11,12).

Nossos pecados são montanhas, e como eles serão lançados ao mar? Quando a incredulidade reina e se apresenta com o nosso pecado, e só conseguimos enxergar o juízo de Deus, a alma ao invés de correr para Deus corre para longe dEle. Isso é perigoso. Os pecadores precisam de misericórdia, mas o desespero rejeita a misericórdia. Jogam o cordial do sangue de Cristo no chão. Judas não foi condenado apenas por sua traição e assassinato, mas foi sua desconfiança da misericórdia de Deus que o destruiu. Por que devemos alimentar pensamentos tão duros de Deus? Ele tem entranhas de amor para se arrepender dos pecadores (Jl 2:13). A misericórdia se alegra com a justiça. A ira de Deus não é tão quente que a misericórdia não possa esfriar, nem tão afiado, que a misericórdia possa adoçá-lo. Deus conta a sua misericórdia, a sua glória (Ex 33:18,19). Nós mesmos temos algumas gotas de misericórdia, mas Deus é ‘o Pai das misericórdias’ (2 Cr 1:3), que gera todas as misericórdias que estão em nós. Ele é o Deus da ternura e compaixão. Assim que lamentamos, o coração de Deus derrete. Mal caem as lágrimas e os arrependimentos de Deus acendem (Os 11:8). Não diga então que não há esperança.

Desmonte o exército de seus pecados, e Deus fará um retiro para seus julgamentos. Lembre-se, grandes pecados foram tragados no mar das infinitas compaixões de Deus. Manassés fez as ruas correrem com sangue, mas quando sua cabeça era uma fonte de lágrimas, Deus se propiciou.

Esperança de impunidade

Os homens lisonjeiam-se em pecado e pensam que Deus, tendo poupado-os durante todo esse tempo, não está preocupado em exercer justiça e puni-los. Enquanto consideram seus ganhos adiados, se esquecem que no pecado não há ganho. Tal longanimidade pode significar a própria condenação do pecador.

Diz em seu coração: Deus esqueceu-se, cobriu o seu rosto, e nunca isto verá.

Salmos 10:11

De fato, o Senhor age com longanimidade com os pecadores mas, por Sua paciência, os subornaria ao arrependimento. Aqui está a miséria dos pecadores: quando Deus não os castiga e nem os leva ao arrependimento. Esta é uma sentença de morte, pois Deus os abandonou a si mesmos, diferente de um pai que repreende ao filho a quem ama.

Saiba, portanto, que o prazo de paciência acabará em breve. Um credor pode ter paciência com o seu devedor, mas a paciência não anula a necessidade do pagamento da dívida. Deus percebe quanto tempo o copo de sua paciência se esvai: “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu” (Ap 2:21). Jezabel acrescentou impenitência à sua incontinência, e o que se seguiu? “Eis que a lançarei na cama” (Ap 2:22), não uma cama de prazer, mas uma cama de definhamento onde ela consumirá em sua iniquidade. Quanto mais a flecha de Deus estiver desenhando, mais profunda ela ferirá. Pecados contra a paciência tornarão o inferno de um homem ainda mais quente.

O medo de ser reprovado pelos homens

‘Se me arrepender, vou me expor aos desprezos dos homens’, pensa o pecador. Os pagãos poderiam dizer que, quando você se dedicar ao estudo da sabedoria, prepare-se para sarcasmos e censuras. Mas considere bem quem são eles que o censuram. Eles são os que ignoram a Deus e são espiritualmente frenéticos [Furiosamente loucos, delirantes, insanamente tolos]. E você está preocupado em vê-los reprová-lo, que não estão bem em seu juízo? Quem se importa com um louco rindo dele?

Por que os iníquos o censuram? É porque você se arrepende? Você está cumprindo seu dever. Entenda as reprovações deles como uma coroa em sua cabeça. É melhor que os homens o reprovem por se arrepender do que Deus os condenará por não se arrepender.

Se você não pode suportar uma censura pela religião, nunca se chame de cristão. Lutero disse: “Christianus quase crucianus” (um cristão é como se fosse um crucificado). O sofrimento é a libré de um santo. E, infelizmente, o que são reprovações? Elas são apenas lascas da cruz, que devem ser menosprezadas do que colocadas no coração.

O cuidado extremo e fora de ordem pelas coisas do mundo

Não é de admirar que os ouvintes de Ezequiel tenham se endurecido em rebelião quando seus corações perseguiam a cobiça (Ez 33:31). O mundo absorve tanto o tempo dos homens e enfeitiça seus afetos que eles não podem se arrepender. Eles preferiam colocar ouro na bolsa do que lágrimas na garrafa de Deus. Eu li sobre os turcos que eles não dão ouvidos a igrejas nem altares, mas são diligentes em cuidar de sua lavoura. Da mesma forma, muitos quase nunca dão ouvidos ao arrependimento; eles são mais pelo arado e pela quebra de torrões do que pelo solo destruído de seus corações. Os espinhos sufocam a palavra.

Lemos sobre aqueles que foram convidados para a ceia de Cristo que o dispensam com desculpas mundanas. O primeiro disse: “Comprei um pedaço de terra e preciso ir e vê-lo: rogo que me desculpe. E outro disse: Comprei cinco jugos de bois…” (Lc 14: 18,19). A fazenda e a loja ocupam tanto o tempo das pessoas que elas não têm lazer para suas almas. Seus pesos dourados impedem suas lágrimas de prata. Há uma erva no país da Sardenha, como o bálsamo, que, se comer muito, os fará morrer rindo. Uma erva desse tipo (ou melhor, erva daninha) é o mundo, se os homens a comerem excessivamente. Em vez de morrerem arrependidos, eles morrerão rindo.

Essas são as obstruções ao arrependimento que devem ser removidas para que a corrente seja abundante.

Citações escriturísticas a partir da Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2019 © Traduzido por Amanda Martins, revisado por Elnatan Rodrigues. Para o uso correto deste recurso visite nossa Página de Permissões.

Thomas Watson

Thomas Watson

Thomas Watson (1620-1686) foi um pregador puritano no século XVI. Watson é autor de diversas obras teológicas, destacando-se a obra "A Body of Divine".

Publicidade:

Assuntos: