Ministério Reformai
Publicidade:
Home | A Excelência da Santidade de Deus (1/2)

A Excelência da Santidade de Deus (1/2)


Este Artigo, “A Excelência da Santidade de Deus”, por Jeremiah Burroughs, foi divido em duas partes. Este texto trata-se da primeira parte do Artigo. Leia a segunda parte do Artigo clicando aqui.


Como Cristo é excelente e resplandece em santidade.

“Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?”

Êxodo 15:11

O verso acima está declarado em nossos ouvidos e evidente diante de nossos olhos. Aquilo que Deus já começou a fazer pelo reino e pelas igrejas vizinhas, mostra-nos que não há outro como o Senhor, que é glorioso em santidade, temeroso em louvores, fazendo maravilhas.

As palavras, embora estejam no meio de uma música, são uma espécie de conclusão de Moisés referente ao trabalho de Deus em favor do Seu povo. O espírito de Moisés, admirando e bendizendo a Deus pelas grandes coisas que Ele havia feito por seu povo, não espera o fim da jornada para glorificar a Deus, mas, admirado, irrompe bem no meio com o aplauso da glória de Deus, “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?”. Você vê, então, que as palavras são uma parte do canto de Moisés, derivadas da bondade de Deus em libertar Seu povo do Egito e levá-lo através do Mar Vermelho.

Esta é a música mais antiga do mundo, pois é a primeira nas Escrituras e não conhecemos nenhum autor anterior a Moisés. Aqueles que eram hábeis em poesia vieram centenas de anos depois de Moisés. É uma música espiritual e excelente. O estilo é cheio de elegância, o assunto é abrangente em santidade: é eucarístico, triunfante, profético. É uma pena que não tenhamos uma canção tão excelente como esta transformada em compassos para ser cantada nas nossas congregações. É uma canção muito agradável e, portanto, observe que quando Deus prometeu misericórdia ao Seu povo, na qual eles deveriam se alegrar muito, Ele se refere a essa canção: “E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito” (Os 2:15).

Quando Deus planejou alguma grande misericórdia para o Seu povo, Ele queria que eles cantassem essa canção de Moisés. Então, se Deus está em um caminho de misericórdia, se Ele está abrindo uma porta de esperança para nós, você pode ver quão oportuna é a música. É uma canção simbólica, pois a libertação do povo de Deus do Egito é um tipo de libertação do povo de Deus da escravidão do Anticristo. Portanto, é observável que esta música deve ser cantada novamente quando o povo de Deus for libertado do Anticristo. Em Apocalipse 15:1-2 você vê os julgamentos de Deus sobre o Anticristo. No versículo 3 diz: “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos”. Com isso você pode ver que Deus nos mostraria que a escravidão sob o Anticristo é como a escravidão no Egito, e, portanto, Roma é chamada de Egito em revelação, quando formos libertos da escravidão anticristã sob o Anticristo. É bom nos familiarizarmos com essa música porque é aquilo que será cantado novamente quando a escravidão do Anticristo for abolida. É “uma música milagrosa” segundo a opinião de Austin. Ele traz essa música como um dos milagres, isto é, que Deus, ao mesmo tempo pelo Espírito, inspirou todo o povo de Israel a cantar uma única canção juntos e, portanto, era milagrosamente verdadeira se assim fosse. Apesar de isso não estar tão claro na Escritura.

Mas nós deixamos os generais e chegamos às palavras que são, por assim dizer, uma recapitulação de todos, contendo a substância de todos, como se ele tivesse dito: “Eu falei de muitos detalhes que Deus faz pelo seu povo… Ninguém é semelhante ao Senhor, que é glorioso em santidade, amedrontador em louvores, fazendo maravilhas”. Há quatro coisas reveladas no nome de Deus aqui. Primeiro, não há ninguém como o Senhor; em segundo lugar, glorioso em santidade; em terceiro lugar, temeroso em elogios; e em quarto lugar, fazendo maravilhas.

“A santidade de Deus é o auge da excelência de Deus.”
(Jeremiah Burroughs)

Eu confesso que quando meus pensamentos vieram pela primeira vez para falar sobre este texto, eu pretendia trabalhar apenas uma [destas revelações] em particular, que é a abertura daquele título de Deus, “temeroso[/admirável] em louvores”. Até onde sei, não encontramos tal título em todo o livro de Deus, exceto neste único lugar. Mas como vi que havia muito de Deus nas duas primeiras, achei útil mostrar-lhe o que existe de Deus em todas elas, eu e não estava disposto a ignorá-las.

Para a primeira parte então, “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?”. Isso, você vê, é colocado sob a forma de interrogatório. Interrogações nas Escrituras são especialmente trazidas de duas maneiras: primeiro, por meio de admiração; em segundo lugar, por meio de negação. Às vezes é por meio de admiração, como em Isaías 63:1: “Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força?”. Podemos citar muitos outros por meio de admiração. Existem também centenas de exemplos do caminho da negação. Nós devemos entender ambos neste texto. Primeiro, por meio de admiração: “quem é semelhante a Ti, ó Senhor, entre os deuses…?”. Moisés e o povo, surpreendidos com a glória de Deus agora manifestada pelas grandes obras que Ele havia feito, o admiram e dizem: “Quem é semelhante a Ti, ó Senhor?”. Por meio de negação: “quem é semelhante a Ti, ó Senhor?”, ou seja, “não há ninguém como Tu”. Essa é a primeira expressão da glória de Deus, a elevação do nome de Deus acima de todas as coisas, não há ninguém como o nosso Deus.

Deus se revela tão glorioso nesta expressão: não há ninguém como Ele! Vemos isso muitas vezes nas Escrituras, como em I Crônicas 17:20 que diz: “Senhor, ninguém há como Tu, e não há Deus fora de Ti, segundo tudo quanto ouvimos com os nossos ouvidos”. Assim também diz o Salmo 86:8: “Entre os deuses não há semelhante a Ti, Senhor, nem há obras como as Tuas”. E o Salmo 89:6: “Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao Senhor?”. Podemos citar vários outros lugares onde Deus exalta grandemente a expressão da Sua glória. O povo de Deus tem sido abundantemente agraciado nisso, e há uma grande causa para que eles se gloriem nisso.

É dito dos piedosos Macabeus que, a princípio, pela razão, o nome deles era uma ofensa, encontrando com esta sentença: “Quem é semelhante a Ti, ó Senhor, entre os deuses?”. Estando completamente tomados por isto, eles escreveram a primeira letra hebraica de cada palavra desta frase em suas bandeiras de guerra, e carregaram com eles. Nessa base eles foram chamados Macabeus, glorificando-se neste título de Deus: “Quem é semelhante a Ti?”.

Neste fundamento, o Espírito Santo conclui que todos devem honrar e glorificar a Deus, porque não há ninguém como Ele. “Entre os deuses não há semelhante a Ti, Senhor, nem há obras como as Tuas” (Sl 86: 8). Note o que segue nos versículos 9-12: “Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a Tua face, Senhor, e glorificarão o Teu Nome. Porque Tu és grande e fazes maravilhas; só Tu és Deus. Ensina-me, Senhor, o Teu caminho, e andarei na Tua verdade; une o meu coração ao temor do Teu Nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o Teu nome para Sempre”.

Não há ninguém como o Senhor entre os deuses. Isso poderia muito bem ser traduzido como “entre os poderosos”. Deus é levantado aqui não apenas entre os deuses pagãos, de modo que não há nenhum como Ele entre eles, mas também é elevado acima do que tem alguma excelência nele. “Não há ninguém como tu entre os poderosos”. Sobre todo aquele que é poderoso e grande, Deus é infinitamente elevado. Levaria muito do nosso tempo se falássemos longamente para mostrar-lhe algo da glória de Deus nisto, como Ele está acima de todas as coisas e que não há ninguém como Ele. Vou, portanto, nomear apenas algumas passagens, aplicar isso em particular e passar para a segunda.

Primeiro

Não há nenhum como Deus, em primeiro lugar, significa que tudo o que está em Deus é o próprio Deus. Esta é uma propriedade Divina. Não há nenhuma criatura que tenha alguma excelência nela que atinja essa excelência, que o que está nessa criatura é o seu ser. Pelo contrário, todas as criaturas são compostas de várias coisas, mas Deus, o que quer que esteja nEle é Ele. Novamente, há uma bondade universal em Deus e não há ninguém igual a Ele nisso. Uma criatura tem algo bom nela e outra criatura tem outra característica, mas Deus tem tudo de bom nEle. Existe toda a excelência e beleza em Deus de uma maneira eminente, não há ninguém como Ele nisso. Todos os seres são apenas uma excelência em Deus, mas apreendemos Deus em várias excelências, um atributo brilhando através de uma criatura e outro através de outra, mas todos estão unidos em Deus. E tudo o que está nEle é originalmente Ele, Ele é de si mesmo e para si mesmo. Então ninguém pode se comunicar como Deus pode, ninguém pode infligir mal ou transmitir bem como Deus pode.

É peculiar a Deus comunicar tanto de si como Ele quer, o que nenhuma criatura pode fazer. Embora a criatura tenha apenas pouco, algumas gotas de bondade em comparação com o infinito oceano que está em Deus, ainda assim a criatura não pode comunicar essas gotas como ele quer. É a propriedade de Deus somente comunicar Sua bondade como Ele quer. E não apenas isso, mas Ele pode fazer com que a criatura à qual Ele comunica Sua bondade seja tão sensível à Sua bondade quanto Ele lhe agrada, o que ninguém mais pode fazer. Embora uma criatura possa se comunicar bem com outra, ela não pode tornar essa criatura tão sensível ao bem quanto quiser, mas Deus pode fazer.

E assim, ao infligir o mal, não há ninguém como o Senhor nisso. O Senhor é capaz de libertar todo o mal, de trazer todo o mal de uma só vez, o que ninguém mais pode fazer. Ele é capaz de fazer com que a criatura sobre quem Ele inflige um mal seja tão sensível a esse mal quanto Ele desejar. Alguém pode ferir a outro, mas não pode o outro tão sensível a essa mágoa quanto lhe agrada, mas isso Deus pode fazer. Como Ele pode unir todo o mal, então Ele é capaz de tornar a criatura tão sensível a tudo quanto Ele quer, e Deus desafia isto como Sua própria propriedade, que somente Ele pode fazer o bem e somente Ele pode fazer o mal e, portanto, não há nenhum como Ele.

Como resultado, segue-se que não há ninguém para ser adorado como o Senhor. Não há ninguém para ser honrado como o Senhor. Os deuses pagãos, porque só comunicavam algum bem em particular, exigiam apenas um serviço particular. Adoração externa, e adoração em alguns detalhes, serviria aos deuses pagãos e eles estavam satisfeitos com isso e não exigiam mais. Havia uma razão para isso, porque eles não podiam voltar para si mesmos uma comunicação de um bem universal, pois um deus era para um bem em particular e outro para outro bem em particular. Portanto, eles tinham apenas um culto particular adequado a eles, mas não há nenhum como o Senhor. Ele exige uma adoração universal e obediência: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças” (Dt 6:5).

Agora, isso que eu tenho falado é extremamente útil em todo o curso de nossas vidas, ordenando nossos caminhos e pensamentos para Deus. Considere o quão útil é. Deve ser o nosso cuidado em ver qualquer beleza, qualquer bem ou excelência na criatura, para manter ainda em nossos pensamentos e corações a distância infinita que existe entre Deus e a criatura. A falta disso é a causa de quase todo o mal que existe no mundo, e a verdadeira apreensão disso é um meio especial para nos permitir glorificar a Deus como Deus. Então eu digo, quando você vê qualquer excelência, beleza ou comicidade em uma criatura e prova qualquer doçura nela, tenha certeza que você então mantém em seu coração o sentido desta verdade, que embora haja alguma doçura aqui, ainda assim Deus é infinitamente acima da criatura, e há uma desproporção infinita entre o bem, a beleza, e excelência que está nessas criaturas e no próprio Deus.

Deus nos dá permissão para deixar nossos corações sair e levar o conforto da criatura quando vemos nela uma beleza e uma excelência. Isso é porque é sua imagem sobre a criatura e é a excelência de Deus que está lá. Um coração espiritual tem mais liberdade para se deixar levar pelo conforto da criatura do que qualquer outro no mundo, porque ele pode encontrar e saborear a Deus ali. Mas embora Deus nos dê permissão para fazer isso, ainda assim é para que sempre tenhamos certeza de reservar nossos corações a Deus, para estarmos conscientes da infinita excelência que está em Deus acima de qualquer criatura. Se não formos cuidadosos nisso, em breve deixaremos de glorificar a Deus como sendo Deus e nossos corações vão se ater a adorarão à criatura.

Este tem sido o fundamento de toda a idolatria exterior e espiritual do mundo. A idolatria exterior surgia assim: os homens primeiro vendo alguma excelência e valor na criatura (como o sol, a lua e as estrelas) reconheciam Deus como estando acima deles e que estes eram apenas criaturas. Havia mais excelência em Deus do que em qualquer um deles, mas finalmente chegando a contemplar a criatura em demasia, e sendo levados com a excelência que eles viam ali, seus corações estavam presos na criatura. Eles perderam a apreensão da excelência infinita de Deus acima da criatura e assim caíram de Deus para adorara ao que não era Deus.

A idolatria espiritual tem a ver com aqueles que cometem idolatria com riquezas ou qualquer criatura. Venha até eles e diga: “Como você apreende o conforto da criatura? Não há infinitamente mais em Deus do que na criatura?”. “Sim”, dirão eles, “mas deixando nossos corações sobre a criatura e contemplando a beleza da criatura, começamos a perder o poder desse entendimento que estava em nossos corações e, assim, cometemos idolatria espiritual com a criatura”. Portanto, deve ser nosso cuidado manter ininterrupta e fresca nossa apreensão e percepção daquela distância infinita que existe entre Deus e todos os confortos da criatura.

Enquanto você mantiver suas apreensões frescas e fortes aqui, não há perigo, isto é, em se entender a criatura se isso não tiver abatido sua compreensão da infinita desproporção entre Deus e as criaturas. [A criação pode te levar a adorar a Deus como sendo um meio de Suas expressões, mas o contrário não é verdadeiro, pois não é possível adorar a Deus enquanto se adora a criatura].

Portanto, agora, vendo que há uma altura infinita e opressiva de excelência em Deus acima de todas as criaturas, deve haver pensamentos semelhantes em nossos corações para com Deus e a criatura. Como há uma distância infinita entre a excelência de Deus e a excelência de todas as criaturas, também deve haver uma espécie de infinitude em relação a distância e desproporção entre a estima, o deleite e a dependência que temos na criatura e aquela que temos em Deus e sobre Ele. Portanto, é necessário que você encontre em sua alma uma desproporção entre sua estima, alegria e desejo pela criatura e o que você tem para Deus, conforme a distância que há entre Deus e a criatura. Isto é, para glorificar a Deus como Deus. Essa é a adoração da alma que devemos a Deus no mundo. Essa é a verdadeira santificação do Nome de Deus quando isso vem praticamente em nossos corações.

Segundo

Em segundo lugar, se não há ninguém como Deus, então segue-se que não há ninguém como o povo de Deus. Seja qual for o deus que um homem escolha, ele é como seu deus é. Se um homem avarento enriquece seu deus, ele é assim para ser julgado e, portanto, um homem voluptuoso ou um pagão. Agora, se os santos de Deus servem a esse Deus como seu Deus, e se não há nenhum outro como Ele, então deve acontecer que não haja pessoas como o povo de Deus. [Deus sendo Santo, constitui para Si mesmo um povo santo]. Note como o Espírito Santo faz essa inferência em várias Escrituras: “Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens…. Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas” (Dt 33:26-29). Na maneira como vemos a glória de Deus em qualquer particular, há um reflexo disto sobre os santos de Deus, e esta é a maravilhosa excelência dos santos de Deus, para ter o reflexo de Deus sobre eles. Felizes são aqueles que têm o Deus [das Escrituras] para ser seu Deus. Se Deus é tão excelente, eles também são! Se Deus é acima de tudo e não há ninguém como Ele, eles são acima de tudo e não há nenhum como eles!

Vemos a mesma inferência do Espírito Santo em II Samuel 7:22-23: “Portanto, grandioso és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos”. Note o que segue: “E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para seu povo, para fazer-te nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e a seus deuses?”. Não há qualquer um como o povo de Deus, e isso deve acontecer, pois eles são como o seu Deus é. Por isso, Moisés diz, falando do povo de Deus em Êxodo 33:16: “Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?”. É assim que você lê em sua Bíblia, mas a palavra no original significa “maravilhosamente separados”. O povo de Deus é maravilhosamente separado do mundo. Como Deus é maravilhosamente elevado acima de todas as criaturas, assim é o Seu povo. Portanto, em Números 23:9, diz-se que o povo de Deus habitará só e não será contado entre as nações. Por quê? Porque eles são o povo de Deus, e o povo daquele Deus que não tem ninguém como Ele e, portanto, não há ninguém como eles. Essa é a consolação dos santos de Deus.

Terceiro

Em terceiro lugar, devemos adorar e servir a Deus como nenhum outro povo adora ao seu deus. Pois se não há outro Deus como o nosso, então é uma vergonha que qualquer um que escolha outros deuses faça por eles aquilo que está acima do que fazemos para o nosso Deus. Certamente todos os idólatras do mundo não têm um Deus como nosso, sua rocha não é como nossa Rocha e por isso o nosso Deus é digno de ser adorado sobremaneira. Que vergonha seria, então, se não fizéssemos mais por nosso Deus do eles fazem pelos seus. Sim, devemos trabalhar para fazer isso por nosso Deus, até chegarmos ao nível de excelência que percebemos estar nEle.

  1. Você quer comparar o que os idólatras fazem pelos seus deuses? Primeiro, observe a seriedade dos espíritos dos idólatras após seus deuses. Seus corações estão inflamados com seus ídolos. Assim, temos em Isaías 57:5: “…se inflamando com ídolos debaixo de toda árvore verde”. Seus corações foram inflamados após seus deuses ídolos que não são como o nosso Deus! Como, então, nossos corações devem ser inflamados depois de nosso Deus! Devemos nos contentar e descansar satisfeitos em serviços frios e mortos para o nosso Deus? Quanta força tem nessa exortação do Apóstolo sobre nós em Romanos 12:11: “Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor”. É o Senhor a quem servimos, é o nosso Deus, o grande e glorioso Deus e, portanto, devemos ser fervorosos em espírito, servindo-O.
  2. A Escritura diz que os idólatras, aqueles que adoram falsos deuses, estão enfurecidos em seus ídolos: “Cairá a seca sobre as suas águas, e secarão; porque é uma terra de imagens esculpidas, e pelos seus ídolos andam enfurecidos” (Jr 50:38). O povo de Deus, então, deveria ter seus corações escondidos em Deus, para que aqueles que são carnais e incapazes de julgar, olhem para o povo santo como louco, e de fato é assim. Sempre que os corações dos santos estão totalmente em Deus, eles são vistos como loucos. Paulo foi contado um louco por Festo (Atos 26:24) e não devemos ter medo das censuras do mundo, embora nos desprezem e pensem em nós como base, vil e fora de nosso juízo. Idólatras estão enfurecidos em seus ídolos. Portanto, se existe alguma coisa que Deus exige em nossas mãos, embora o mundo a considere loucura, nossos corações devem trabalhar segundo Deus. É uma pena que o coração de qualquer homem seja mais para os seus deuses do que o nosso é para o nosso Deus, porque não há ninguém como o nosso Deus.
  3. A sinceridade dos corações dos idólatras após seus deuses ídolos aparece em Jr 8:1-2: “Naquele tempo, diz o SENHOR, tirarão para fora das suas sepulturas os ossos dos reis de Judá, e os ossos dos seus príncipes, e os ossos dos sacerdotes, e os ossos dos profetas, e os ossos dos habitantes de Jerusalém; E expô-los-ão ao sol, e à lua, e a todo o exército do céu, a quem tinham amado, e a quem tinham servido, e após quem tinham ido, e a quem tinham buscado e diante de quem se tinham prostrado; não serão recolhidos nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra”. Muitas vezes tenho pensado nesta Escritura, ela é extraordinariamente notável. Eu não conheço uma Escritura em todo o livro de Deus que tenha tantas expressões para mostrar a força dos corações do povo de Deus, como Deus, que mostra a força dos idólatras após seus ídolos. “E expô-los-ão ao sol, e à lua, e a todo o exército do céu”. Note: (1) a quem tinham amado; (2) e a quem tinham servido; (3) e após quem tinham ido; (4) e a quem tinham buscado; (5) buscado e diante de quem se tinham prostrado. Tudo bastante evidente em tão poucas palavras. Assim, seus corações estavam atrás de seus deuses ídolos. Quanto mais, então, deve ser dito de nós a respeito de nosso Deus, a quem amamos e a quem servimos, e depois de quem andamos, e a quem procuramos e a quem temos adorado?

Observe como a Escritura expõe os espíritos dos homens depois de seus deuses ídolos em relação ao custo que eles estão dispostos a conceder a eles. Isaías 46:6 diz: “Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam”. Eles não se importam com o custo de adorar seus ídolos. Oh, que vergonha seria se não estivéssemos dispostos a nos separar de grande parte de nossas propriedades para a verdadeira adoração do verdadeiro Deus. Embora possamos perder nossas propriedades, se pudermos servir melhor a Deus e de uma forma mais pura, devemos ficar contentes, pois os idólatras farão com que o ouro saia da bolsa por seus ídolos. Agora não há ninguém como o nosso Deus, portanto é uma pena que eles façam mais pelos seus deuses do que nós pelos nossos.

E então, o que os idólatras estão dispostos a sofrer por seus deuses? Em I Reis 18:28 os sacerdotes de Baal cortaram-se com facas e lanças até o sangue jorrar para mostrar seu respeito aos seus ídolos. Devemos então estar dispostos a sofrer qualquer coisa que Deus nos chame a sofrer. Os idólatras eram constantes para com os seus ídolos. Portanto, Deus diz em Jr 2:10-13: “Pois, passai às ilhas de Quitim, e vede; e enviai a Quedar, e atentai bem, e vede se jamais sucedeu coisa semelhante. Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor”. Os idólatras não mudam seus deuses que estão infinitamente abaixo do Deus Altíssimo, e ainda assim o Seu povo muda o seu Deus que está infinitamente acima deles!

Mais uma vez, tenhamos cuidado para que não se encontre em nenhum de nós corações mais voltados para as concupiscências do que para Deus. Pegue todas as excelências do mundo e elas estão infinitamente abaixo de Deus. Quanto mais, então, é uma luxúria abaixo de Deus? Pois o que é uma luxúria em comparação com todas as criaturas no céu e na terra? No entanto, como os corações dos homens estão voltados para suas luxúrias? Sim, como é que o seu próprio coração foi colocado em cima de luxúrias perversas antes disto? Então, pense em si mesmo que coisa infinitamente irracional é que o coração de qualquer homem no mundo, ou o seu próprio coração, seja colocado sobre uma luxúria básica, do que sobre o Deus vivo, eterno e infinito. Diz-se de Acabe que se vendeu para praticar a iniquidade (1 Re 21:20). Então você precisa estar disposto a se vender a Deus, isto é, a se entregar a Deus. Em Ec 8:11 diz que os corações dos filhos dos homens estão postos e totalmente preparados para fazer o mal. Não se contente com alguns desejos os quais são tão fracos diante de Deus, mas deixe que seu coração esteja firme e totalmente estabelecido para Deus. Em Mq 7:3 é dito “As suas mãos fazem diligentemente o mal”. Eles fazem o mal, e fazem o mal com sinceridade, e fazem o mal sinceramente com as duas mãos. Agora então, não tenhamos a vergonha de ser lentos em fazer serviço para o nosso Deus. Façamos o que é bom, e isso com ambas as mãos, e com todo o coração.

Temos uma mais notável Escritura que mostra como os corações dos homens são colocados sobre o que é mal. Pv 19:28 diz: “O ímpio escarnece do juízo, e a boca dos perversos devora a iniquidade”. É uma expressão elegante do Espírito Santo. É uma metáfora tirada da prática de criaturas brutas. Leve uma fera que foi impedida de beber por muito tempo e está excessivamente sedenta. Se você o trouxer para a água, ele enfiará a cabeça na água como se devorasse todo o rio e nunca ficasse satisfeito. Esse é o significado desta frase: “a boca dos perversos devora a iniquidade”. Quando ele chega ao seu pecado, ele é ganancioso como a besta que foi mantida longe da água e é gananciosa por água. Oh, como nossos corações devem ser infinitamente mais gananciosos segundo Deus e Seu serviço do que os homens iníquos são, ou podem ser, após o serviço de suas luxúrias.

Para concluir tudo isso, você tem Êxodo 30 desde o versículo 34 até o fim. Havia um perfume ali para ser feito pela composição do químico, mas havia uma ordem sobre o perfume, que seria feito para Deus e não para o homem. Então eu concluo este ponto: não há nenhum como Deus, Ele está acima de tudo. Quando os seus corações, portanto, estiverem em qualquer boa estrutura para Deus, perfumados e elevados em direção a Deus, prestem atenção para que eles não sejam elevados em direção a qualquer criatura da mesma maneira que são para Deus, pois seu serviço a Deus deve ser adequado para a natureza de Deus. Ora, não há outro como Deus; portanto, não deve haver serviço oferecido a alguém, como é oferecido a Deus. Tanto para a primeira coisa pela qual o nome de Deus é antecipado aqui, “Quem é semelhante a Ti, ó Senhor, entre os deuses!”.


2019 © Traduzido por Amanda Martins, revisado por Elnatan Rodrigues.

 2019 © Traduzido por Amanda Martins, revisado por Elnatan Rodrigues. Para o uso correto deste recurso visite nossa Página de Permissões.

Jeremiah Burroughs

Jeremiah Burroughs

Jeremiah Burroughs (1600-1646) foi um ministro congregacional puritano no século XVII. Burroughs foi um dos membros da Assembleia de Westminster, além de ter sido autor de diversas orbas teológicas.

Publicidade:

Assuntos: