Ministério Reformai
Publicidade:
Home | E-book: Catecismo Infantil

E-book: Catecismo Infantil


Assim que descobrimos que seremos mães ou pais, sabemos ter uma convocação de suma responsabilidade, pois nos deparamos com uma nova vida totalmente dependente de nós desde o ventre. Essa responsabilidade não é apenas material, ela se estende para todas as áreas da vida, inclusive a espiritual. O divino chamado da maternidade e paternidade nos convoca ao conhecimento pessoal e contínuo de Deus para que possamos ensinar nossos filhos na Verdade.


Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Provérbios 22:6

É indispensável notar que o versículo bíblico não fala sobre ensinar ‘o caminho’, mas sim ensinar ‘no caminho’. Essa pequena preposição ‘no’ faz toda a diferença no sentido da ordenança. Se apenas apontamos para o caminho certo a uma criança e dizemos “aquele é o caminho, siga!”, estamos tão somente ensinando ‘o’ caminho. Porém, não é apenas isso o que a Palavra de Deus nos ordena. Ela nos convoca a segurar as mãos de nossas crianças e trilhar juntamente com elas o caminho, ensinando e aprendendo de Deus. É assim que podemos dizer estar ‘no’ caminho. Ensinar um filho no caminho exige que estejamos andando juntamente com ele, em unidade, na mesma direção, vivendo um verdadeiro discipulado. Isso significa ter uma vida integralmente ativa na presença de Deus, em Sua dependência e graça.

Educar um filho no caminho é, com certeza, a vocação que mais requer paciência, amor, sabedoria, dedicação, persistência, domínio próprio, bom ânimo, alegria, esperança, temor a Deus, bondade, humildade, serviço e mansidão. É um trabalho bastante diferente do que entreter crianças e, por isso, o conhecimento não pode ficar de fora ou ser colocado como segundo plano. Nossas crianças podem e devem entender a respeito do Reino de Deus e ensiná-las é uma ordenança de Deus aos pais, a qual não pode ser terceirizada.

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Deuteronômio 6:5-7

Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.

Deuteronômio 11:18-19

Nossos filhos estudam e aprendem sobre a ciência, matemática, língua portuguesa e até outros idiomas. Apesar de tudo isso, e de extremo valor e importância, devemos considerar que o ensino do Reino de Deus e Sua Palavra devem ser também ensinados e aprendidos por nossos pequeninos.

Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.

Mateus 19:14

Jesus nos deixa bastante evidente que crianças podem ter o interesse de buscá-Lo e, além do mais, de conhece-Lo sinceramente. Se o conhecimento geral não é um fardo a nossos pequeninos, antes é instrução para a vida, muito mais será a eles o ensino e a solidez da Palavra de Deus.

Em “Catecismo Infantil – 70 Questão para Pequeninos”, Hugo Coutinho, propõe momentos de ensino em família, de forma objetiva e em linguagem simplificada, onde pais e filhos possam refletir e aprender em torno da Palavra de Deus sobre o fundamento da nossa fé. Neste material levantamos questões que não podem ser dispensadas, antes devem estar diante de todo e qualquer cristão de maneira bastante clara. Este é o convite do Ministério Reformai para que nossas famílias desfrutem intensamente do conhecimento pessoal de Deus, por meio do qual nossas vidas passam a transbordar conhecimento sincero e ensino prático.

Para baixar o E-book, insira as informações no formulário abaixo, você receberá um link para download no E-mail fornecido. Ao preencher o formulário abaixo você concorda em se inscrever em nosso informativo digital.



Catecismo Infantil – 70 Questões para Pequeninos, Hugo Coutinho, 2ª Edição. Citações escriturísticas a partir da Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2019 © Capa e Diagramação por Elnatan Rodrigues; editado e revisado por Amanda Martins. Para o uso correto deste recurso visite nossa Página de Permissões.

Avatar

Hugo Coutinho

Publicidade:

Assuntos: