Reformai
Publicidade:
Home | Proposições e Princípios de Deus (1/11)

Proposições e Princípios de Deus (1/11)6 min de Leitura

Publicidade:

Série de exposição acerca da divindade por Theodoro Beza. Clique aqui para ver todos conteúdos da série.


O Maior de Todos os Conhecimentos

1. Vendo que toda a soma de toda sabedoria e felicidade consiste no verdadeiro conhecimento de Deus: é excelente que todos os nossos esforços sejam gastos procurando alcançar esse conhecimento, na medida do possível.

Humilhação de nossas Capacidades

2. Obviamente, não tratando-se de um conhecimento completo e perfeito de Sua Majestade, que é muito maior do que a capacidade dos homens e dos Anjos para compreendê-lo, mas sim dentro da possibilidade de maneira compreendida em nosso entendimento. Mas devemos humilhar todos os poderes de nossa almas e corpos para saber que um Deus, que é o Autor e Doador, tanto da alma como do corpo.

Publicidade:
O Testemunho da Razão

3. E, embora a razão humana, seja capaz de nos fornecer algumas provas pelas quais podemos ser ensinados de que existe um Deus, mas apenas um; e pelo qual também seus atributos podem ser de algum tipo, conhecidos por nós. Não obstante, essas provas são mais seguras e resistentes, sim, e no todo as mais indubitáveis, que para esse fim são buscadas e extraídas da Palavra de Deus: isto é, dos escritos sagrados dos santos Profetas e Apóstolos, contido no antigo e no novo testamento.

A Insuficiência do Testemunho da Razão

4. No entanto, o conhecimento de Deus derivado da consideração de suas obras e poder [por meio da criação], tem muitos usos notáveis, porém não é nada comparável com a luz que é obtida das Sagradas Escrituras; tanto porque esse conhecimento revelado pela Palavra flui totalmente e procede do próprio Deus; e também, na medida em que Deus nesta sua Palavra escrita, manifestou, como e de que maneira Ele será conhecido e adorado pelos homens.

Agora, se existe um Deus ou não, devemos estar tão longe distantes qualquer juízo em torno dEle, que somos totalmente presos, com todo o coração sem vacilar e duvidar, a acreditar nesse ponto.

Publicidade:

E, portanto, afirmamos que a loucura delirante de todos os ateus, que fazem uma pergunta, se existe um Deus ou não, não deve ser muito refutada por palavras e razão, como deveria ser puramente arraigado da sociedade dos homens pelo magistrado e seus mantenedores rígidos, tirados dentre os homens.

Pois, embora todos os homens, por natureza, como agora estão corrompidos, sejam desprovidos do verdadeiro Deus: não obstante, existem certos movimentos e faíscas do conhecimento de Deus, impressos na mente de todo homem, que não podem ser completamente apagados como esses movimentos testemunham, que o homem nasceu para adorar a Deus: Portanto, a menos que uma luz mais completa se junte a eles, eles deixam o homem desviado e tateando no escuro, e são sombriamente ou nada dignos dele.

Portanto, como o conhecimento que o homem tem por natureza não é totalmente inútil para a salvação: assim, está muito longe de ser por si só suficiente: envergonha-os de toda desculpa, que apaga essa pequena luz da natureza , embora nunca seja tão corrupto o que resta neles.

Publicidade:
A Incompreensão da Glória de Deus

5. É verdade que Aquele que ultrapassa todos os limites, não pode de maneira alguma ser definido e que aquele brilho excessivo de Deus, que nenhum homem pode alcançar, não pode ser compreendido pelas nossas trevas, mas pode ser, como foi, obscurecido por esta descrição, e assim podemos dizer, que Deus é Aquele que tem seu Ser, cuja natureza é de si mesmo, invisível sem começo, sem fim, infinito, incompreensível, indivisível, imutável, nenhuma substância corporal, mas um ser mais puro, mais simples e mais perfeito, sábio, poderoso, bom, justo, misericordioso, livre, que criou todas as coisas do nada, etc.

E, portanto, detestamos a multidão de deuses, reconhecemos, entre os gentios, a grosseria dos antropomorfos, a fúria dos maniqueíses e tudo o mais. E aqui deve ser observado que aquelas coisas que são atribuídas a Deus pelos antigos epítetos e atributos não devem ser tomadas como qualidades inerentes a ele: pois devemos saber que nada há em Deus que não seja o próprio Deus.

A Natureza Divina

6. Como é dito, que Deus é justo, bom, misericordioso, etc. Isso é para ser entendido, como Ele sendo a própria justiça, bondade e misericórdia.

Publicidade:

E, portanto, embora, quando falamos de Deus, não devemos concebê-lo como tendo alguma semelhança ou afinidade com a natureza do homem, ou de qualquer criatura: ainda assim é a excelência do Senhor e a fraqueza do homem, que quando falamos de Sua Majestade, somos obrigados a usar discursos de compreensão das criaturas. E aqui ele está tão longe de não gostar de nós, que ele mesmo, descendo, por assim dizer, em nossa capacidade, faz em todos os lugares que assim fala de si mesmo.


Parte 1 de 11, defendido por SAMVEL AVIENVS de Berne: VERITAS – PROPOSIÇÕES E PRINCÍPIOS DA DIVINDADE, propostos e contestados na universidade de Genebra, por certos estudantes da Divindade, sob os senhores Theodoro Beza e Anthony Faius, professores da Divindade. Onde está contido um resumo metódico ou epítome dos lugares comuns da divindade. EM EDIMBURGO | Impresso por Robert Waldegraue, impressora da Majestade do Rei | Anno Dom. 1592 | Cum Priuilegio Regali. CASTITAS. 2019 © Traduzido por Elnatan Rodrigues. Para o uso correto deste recurso visite a nossa Página de Permissões.

Publicidade:
Theodoro Beza

Theodoro Beza

Theodoro Beza (1519-1605) foi um reformador francês e discípulo de João Calvino, sendo seu sucessor na Igreja de Genebra na Suíça. Beza é autor de obras teológicas, além de peças teatrais de punho religioso.

Publicidade:
  • Como Funciona
  • Aplicativo
        • Classificação

        • Teologia Sistemática

        • Encontre

        • Lista de Assuntos

        • Arquivos

        • Busque

          Digite uma palavra-chave…

  • Loja
  • Assine

Busque Assuntos:

Nossa plataforma faz uso de cookies para melhorarmos sua experiência no consumo de todos os nossos recursos teológicos.