Ministério Reformai
Publicidade:
Home | Tesouros de Davi: Exposição do Salmos 11

Tesouros de Davi: Exposição do Salmos 11

Série de exposições em Salmos por Charles Haddon Spurgeon. Confira todas as exposições clicando aqui


Verso 1

No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?

Salmos 11:1

Esse versículo contém um relato de uma tentação: a tentação de desconfiar de Deus. Pode ser que, nos dias em que Davi estava na corte de Saul, ele foi aconselhado a fugir no momento de cobrança pessoal, o que faria com que ele caísse na covardia e violação do dever de um rei. Seu caso era como o de Neemias, quando seus inimigos, sob a forma de amizade, esperavam aprisioná-lo, aconselhando-o a escapar por sua vida. Se ele tivesse feito isso, eles poderiam ter encontrado um motivo de acusação. Neemias respondeu corajosamente: “Será que um homem como eu iria fugir?” e Davi, no mesmo espírito, recusa-se a recuar, exclamando: “No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro? “.

Quando Satanás não pode nos derrubar pela presunção, quão ardilamente ele tentará nos arruinar pela desconfiança! Ele empregará nossos amigos mais queridos para nos argumentar com nossa confiança, e ele usará uma lógica tão plausível que, a menos que de uma vez por todas afirmemos nossa confiança inabalável em Jeová, ele nos fará como o pássaro tímido que voa para a montanha sempre que o perigo se apresenta.

Verso 2

Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração.

Salmos 11:2

Quão forçado é o caso! O arco está dobrado, a flecha está presa à corda: “Foge, foge, ó pássaro indefeso, a tua segurança está em fuga; começa, pois teus inimigos lançarão suas flechas em teu coração; pressa, pressa, pois logo estarás destruído!”. Davi parece ter sentido a força do conselho, pois ele voltou para sua alma ; mas, no entanto, ele não cedeu, mas preferia ousar o perigo do que demonstrar desconfiança no Senhor, seu Deus. Sem dúvida, os perigos que envolviam Davi eram grandes e iminentes; era bem verdade que seus inimigos estavam prontos para atirar em particular contra ele.

Verso 3

Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?

Salmos 11:3

Os próprios fundamentos da lei e da justiça foram destruídos sob o governo injusto de Saul: mas quais eram todas essas coisas para o homem cuja confiança estava somente em Deus? Ele podia enfrentar os perigos, escapar dos inimigos e desafiar a injustiça que o cercava. Sua resposta à pergunta foi: “Que poderá fazer o justo?”. Seria a contra-pergunta: “O que eles não podem fazer?”. Quando a oração envolve Deus do nosso lado, e quando a fé assegura o cumprimento da promessa, que causa pode haver para fugir, por mais cruéis e poderosos que sejam nossos inimigos? Com uma funda e uma pedra, Davi havia ferido um gigante diante do qual tremiam todo o exército de Israel, e o Senhor, que o livrou do filisteu incircunciso, certamente o livraria do rei Saul e de seus mirmidões. Não existe palavra como “impossibilidade” na linguagem da fé;

Verso 4

O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.

Salmos 11:4

Aqui, Davi declara a grande fonte de sua coragem inabalável. Ele empresta sua luz do céu – da grande esfera central da divindade. O Deus do crente nunca está longe dele; Ele não é meramente o Deus das rapinas das montanhas, mas dos vales e planícies de batalha perigosos.

“O Senhor está no seu santo templo”. Os céus estão acima de nossas cabeças em todas as regiões da terra, e o Senhor está sempre perto de nós em todos os estados e condições. Essa é uma razão muito forte pela qual não devemos adotar as sugestões vis de desconfiança. Alguém que pleiteia seu precioso sangue em nosso favor no templo acima, e outro no trono que nunca é surdo à intercessão de seu Filho. Por que, então, devemos ter medo? Que conspirações os homens podem conceber que Jesus não descobrirá? Sem dúvida, Satanás desejou ter-nos, para nos peneirar como trigo, mas Jesus está no templo orando por nós, e como nossa fé pode falhar? Que tentativas os ímpios podem fazer que Jeová não deve contemplar? E como ele está em Seu templo sagrado, deliciando-se com o sacrifício de seu Filho, Ele não derrotará todo artifício e nos enviará uma libertação segura?

“O trono do Senhor está nos céus”. Ele reina em supremacia. Nada pode ser feito no céu, na terra ou no inferno, que Ele não tenha ordenado ou dominado. Ele é o grande imperador do mundo. Por que, então, devemos fugir? Se confiarmos neste Rei dos reis, isso não é suficiente? Ele não pode nos libertar sem nosso retiro covarde? Sim, bendito seja o Senhor nosso Deus, podemos saudá-lo como Jeová-Nissi; em Seu Nome, colocamos nossos estandartes e, em vez de fugir, levantamos mais uma vez o grito de guerra.

“Os seus olhos estão atentos”. O vigia eterno nunca dorme; seus olhos nunca descansam. “As suas pálpebras provam os filhos dos homens”. Ele inspeciona estreitamente as ações, palavras e pensamentos dos homens. Enquanto eles, ao inspecionar atenta e estreitamente algum objeto muito minucioso, quase fecham as pálpebras para excluir todos os outros objetos, o Senhor ainda está atento a todos os homens. Deus vê cada homem tanto e tão perfeitamente como se não houvesse outra criatura no universo. Ele nos vê sempre; Ele nunca tira o olho de nós; Ele nos vê inteiramente, lendo os recessos da alma tão prontamente quanto os olhares dos olhos. Não é este um fundamento suficiente de confiança e uma resposta abundante às solicitações de desânimo? Meu perigo não está escondido dEle; Ele conhece minha extremidade, e posso ter certeza de que Ele não vai me permitir perecer enquanto eu confiar inteiramente nEle. Por que, então, devo tomar asas de um pássaro tímido e fugir dos perigos que me cercam?

Verso 5

O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.

Salmos 11:5

“O Senhor julga o justo”. Deus não odeia o justo, mas apenas os prova. Eles são preciosos para Deus e, portanto, Ele os refina com aflições. Nenhum dos filhos do Senhor pode esperar escapar da provação, e, de fato, em nossa mente certa, qualquer um de nós desejaria fazê-lo, pois a provação é o canal de muitas bênçãos.

É minha felicidade abaixo
Não viver sem a cruz;
Mas o poder do Salvador de saber,
santificando toda perda.
As provações tornam doce a promessa;
As provações dão nova vida à oração;
As provações me colocam em pé –
me deite e me mantenha lá.
Não encontrei nenhuma provação aqui –
nenhum castigo, a propósito –
Não poderia, com razão, temer que
eu fosse me afastar?
Os bastardos podem escapar da vara,
afundados em vã satisfação terrena;
Mas o verdadeiro filho de Deus
não deve – não o faria, se pudesse.

– William Cowper.

Não é essa uma razão muito convincente pela qual não devemos desconfiar de tentar evitar uma provação? Pois, ao fazê-lo, procuramos evitar uma bênção.

Verso 6

Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo.

Salmos 11:6

Mas o ímpio e aquele que ama a violência abate sua alma: “Por que, então, fugirei desses homens perversos? Se Deus os odeia, não os temerei”. Hamã era muito grande no palácio até perder o favor, mas quando o rei o odiou, quão ousados ​​foram os atendentes mais malvados sugerir a forca para o homem a quem muitas vezes tremiam! Olhe para a marca negra nos rostos de nossos perseguidores, e não fugiremos deles. Se Deus estiver na briga, assim como nós mesmos, seria tolice questionar o resultado ou evitar o conflito: Sodoma e Gomorra pereceram por um granizo ardente e por uma chuva de enxofre do céu; assim é também todos os ímpios. Eles podem se reunir como Gogue e Magogue para lutar, mas o Senhor chove sobre eles “laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso” (Ez 38:2). Alguns expositores pensam que, no termo “tempestuoso”, há no hebraico uma alusão a esse vento ardente e sufocante, que sopra pelos desertos árabes e é conhecido pelo nome de Simoom. “Uma tempestade ardente”, diz Lowth, enquanto outro grande comentarista lê “vento furioso”; em qualquer versão, a linguagem está cheia de terrores. Que tempestade será essa que subjugará os desprezadores de Deus!

Oh! que chuva será essa que se derramará para sempre sobre as cabeças indefesas dos pecadores impenitentes no inferno! Arrependam-se, rebeldes, ou este dilúvio ardente logo o cercará. Os horrores do inferno serão a sua herança, “a porção do seu copo”. As borras desse copo você deve torcer e beber para sempre. Uma gota do inferno é terrível, mas o que deve ser um copo cheio de tormento? Pense nisso – um copo de miséria, mas não uma gota de misericórdia. Ó povo de Deus, quão tolo é temer os rostos dos homens que em breve serão bicha no fogo do inferno! Pense em seu fim, seu fim temeroso, e todo o medo deles deve ser transformado em desprezo por suas ameaças e em pena de seu estado miserável.

Verso 7

Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.

Salmos 11:7

O delicioso contraste do último versículo é digno de nossa observação, e oferece outra razão avassaladora pela qual devemos ser firmes, imóveis, não levados pelo medo ou levados a adotar expedientes carnais para evitar o julgamento. “Porque o Senhor é justo, e ama a justiça”. Não é apenas o Seu ofício defender a justiça, mas Sua natureza é amá-la. Ele negaria a Si mesmo caso não defendesse os justos. É essencial para o próprio ser de Deus que Ele seja justo; então, não temam o fim de todas as suas provações, mas “seja justo e não tema”. Deus aprova e, se os homens se opõem, o que importa?

“O seu rosto olha para os retos”. Mamom, a carne, o diabo, todos sussurram em nossos ouvidos: “Fuja como um pássaro para o seu monte”; mas vamos sair e desafiar todos eles. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7). Não há espaço ou motivo para se temer ou retroceder. Avante! Deixe a vanguarda avançar! Para a frente! todos vós poderes e paixões da nossa alma. Em! em! em nome de Deus! pois “o Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Sl 46:7).


Retirado da obra original de Charles Haddon Spurgeon “Treasury of David”. Citações escriturísticas a partir da Versão Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2019 © Traduzido por Amanda Martins, revisado por Elnatan Rodrigues. Para o uso correto deste recurso visite nossa Página de Permissões.

Charles Spurgeon

Charles Spurgeon

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi pregador, autor e editor britânico. Spurgeon também foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres. É conhecido como “Príncipe dos Pregadores”.

Publicidade: