Ministério Reformai
Publicidade:
Home | Tesouros de Davi: Salmos 12

Tesouros de Davi: Salmos 12

Série de exposições em Salmos por Charles Haddon Spurgeon. Confira todas as exposições clicando aqui


Verso 1

Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.

Salmos 12:1

“Salva-nos, Senhor”. Uma oração curta, porém doce, sugestiva, oportuna e proveitosa; uma espécie de espada de anjo, que deve ser girada em todos os sentidos e usada em todas as ocasiões. Ainsworth diz que a palavra traduzida como “salva-me” é amplamente usada para todos os tipos de economia, ajuda, entrega, preservação etc. Assim, parece que a oração é muito completa e instrutiva. O salmista vê o perigo extremo de sua posição, pois é melhor um homem estar entre leões do que entre mentirosos; ele sente sua própria incapacidade de lidar com esses filhos de Belial, pois “quem os tocar deve ser cercado de ferro”; portanto, ele se volta para seu todo-suficiente ajudante, o Senhor, cuja salvação nunca é negada a seus servos e cuja ajuda é suficiente para todas as suas necessidades. 

“Porque faltam os homens bons”. A morte, partida ou declínio de homens piedosos deve ser um trompete para mais orações. Quando homens piedosos se decompõem, toda a comunidade logo apodrece. Não devemos, contudo, ser precipitados em nosso julgamento a esse respeito, pois Elias errou ao se considerar o único servo do Deus vivo, quando havia milhares que o Senhor mantinha em reserva. Os tempos atuais sempre parecem ser particularmente perigosos, porque estão mais próximos do nosso olhar ansioso, e quaisquer que sejam os males comuns, certamente serão observados, enquanto as falhas das eras passadas estão mais afastadas e são mais facilmente ignoradas. Contudo, sabemos que nos últimos dias a frieza no amor seja maior por causa da multiplicação da iniquidade, e então devemos nos voltar mais profundamente do homem e nos dirigir ao Senhor das igrejas.

São poucos os fiéis entre os filhos dos homens;” quando a piedade se vai, a fidelidade inevitavelmente segue; sem o temor a Deus, os homens não amam a verdade. A honestidade comum não é mais comum, quando a irreligião comum leva à impiedade universal. Davi estava de olho em Doeg, e os homens de Ziph e Queilah, e talvez se lembrasse dos sacerdotes assassinados de Nob, e dos muitos banidos que se uniram a ele na caverna de Adullam, e se perguntaram para onde o estado flutuaria sem as âncoras de seus homens piedosos e fiéis. Davi, em meio à desonra geral, não se dedicou a conspirações sediciosas, mas a petições solenes; nem se uniu à multidão para fazer o mal, mas pegou os braços da oração para resistir aos ataques à virtude.

Verso 2 

Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.

Salmos 12:2

“Cada um fala com falsidade ao seu próximo”.  Eles proferem aquilo que é inútil ouvir, por causa de sua frívola tolice, falta de valor; vão acreditar, porque era falso e mentiroso; vão confiar, pois era enganoso e lisonjeiro; vão considerar, pois levantou o ouvinte, enchendo-o de orgulho de si próprio. É uma coisa triste quando é moda falar mentira. Elogios e parabéns bajuladores são odiosos para homens honestos; eles sabem que, se pegam, devem dar a eles e desprezam fazer isso. Essas contas de acomodação são mais admiradas por quem faliu em caráter. Maus são os momentos em que todo homem persuade e assusta o próximo. 

“Falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado”. Quem sopra o coração de outra pessoa não tem nada melhor do que o próprio vento. Se um homem me exalta na minha cara, ele só me mostra um lado do coração, e o outro lado está escondido de desprezo por mim ou sujo com a intenção de me enganar. Lisonja é o sinal da taverna onde a duplicidade é o anfitrião. Os chineses consideram um homem de dois corações, um homem muito simples, e estaremos seguros em considerar todas as lisonjas como tais.

Versos 3 e 4

O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente. Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós?

Salmos 12:3,4

A destruição total subjugará os amantes da lisonja e do orgulho. Bem o apóstolo os chamou de “ondas furiosas do mar, espumando sua própria vergonha”. Pensadores livres são geralmente muito faladores, e nunca se sentem mais à vontade do que quando criticam o domínio de Deus e arrogam para si mesmos uma licença ilimitada. Estranho é que o jugo fácil do Senhor afaste tanto os ombros dos orgulhosos, enquanto os cordões de ferro de Satanás se prendem a si mesmos como cadeias de honra: clamam orgulhosamente a Deus: “Quem é o senhor sobre nós?” e não ouvem a voz vazia do maligno, que clama do lago infernal: “Eu sou o seu senhor, e fielmente me sirva”. Ai, pobres tolos, seu orgulho e glória serão cortados como uma flor desbotada! Que Deus conceda que nossa alma não esteja reunida com eles. É digno de observação que lábios lisonjeiros e línguas que falam coisas orgulhosas são classificados juntos: a adequação disso é clara, pois eles são culpados do mesmo vício, o primeiro lisonjeia outro e o segundo lisonjeia, em ambos os casos um a mentira está em suas mãos direitas.

Geralmente, imagina-se que os bajuladores são parasitas tão maus, tão trêmulos e bajuladores que não podem se orgulhar; mas o homem sábio lhe dirá que, embora todo orgulho seja verdadeiramente mesquinha, há na mesquinha mesquinhez um pequeno grau de orgulho. O cavalo de César tem ainda mais orgulho de carregar César do que César de montá-lo. O tapete sobre o qual o imperador limpou os sapatos se vangloria vaidosamente, gritando: “Limpei as botas imperiais”. Ninguém é tão detestadamente dominador quanto as pequenas criaturas que entram no cargo ao se apegar aos grandes; esses são tempos ruins, de fato, em que esses seres desagradáveis ​​são numerosos e poderosos. Não é de admirar que a justiça de Deus em eliminar essas pessoas prejudiciais seja assunto para um salmo, pois a Terra e o céu estão cansados ​​de ofensores provocadores, cuja presença é uma grande praga para as pessoas por elas afetadas. Os homens não podem domesticar a língua de tais bajuladores arrogantes; mas o remédio do Senhor, se agudo, é certo e é uma resposta irrespondível às suas palavras incansáveis ​​de vaidade.

Verso 5

Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.

Salmos 12:5

No devido tempo, o Senhor ouvirá seus eleitos, que choram dia e noite para Ele, e embora Ele se demore com seus opressores, Ele os vingará rapidamente. Observe que a mera opressão dos santos, por mais silenciosa que sejam, é em si um clamor a Deus: Moisés foi ouvido no Mar Vermelho, embora não tenha dito nada; e a aflição de Hagar foi ouvida, apesar de seu silêncio. Jesus sente com seu povo, e a inteligências destes são as orações poderosas. Pouco a pouco, porém, eles começam a suspirar e expressar sua miséria, e então o alívio vem após a pressa. Nada move um pai como os gritos de seus filhos; Ele se agrada, desperta sua natureza, derruba o inimigo e põe sua amada em segurança. Um sopro é demais para a criança suportar, e o inimigo é tão altivo que ri da pequenina; mas o Pai vem e, então, é a vez da criança rir, quando está acima do ódio de seu atormentador. 

Que virtude há nos suspiros dos pobres, para que eles levem o Deus Todo-Poderoso a se levantar de Seu Trono. Os necessitados não se atreviam a falar e só podiam suspirar em segredo, mas o Senhor ouviu e não pôde mais descansar, mas cingiu sua espada para a batalha. É um dia justo em que nossa alma traz Deus para a discussão dela, pois quando seu braço nu é visto, a Filístia lamentará o dia. As horas mais sombrias da noite da Igreja são aquelas que precedem o romper do dia. A extremidade do homem é a oportunidade de Deus. Jesus virá para libertar justamente quando seus necessitados suspirarem, como se toda a esperança tivesse passado para sempre. Ó Senhor, por perto e levante-se rapidamente para nossa ajuda. Se o leitor aflito puder se apegar à promessa deste versículo, busque com gratidão nele uma plenitude de conforto. Aquele que promete nos colocar em segurança nos revela, desta forma, a preservação na terra e a salvação eterna no céu.

Verso 6

As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.

Salmos 12:6

Que contraste entre as palavras vãs do homem e as puras palavras de Jeová. As palavras do homem são sim e não, mas as promessas do Senhor são sim e amém. Para verdade, certeza, santidade, fidelidade, as palavras do Senhor são puras como prata bem refinada. No original, há uma alusão ao processo mais severamente purificador conhecido pelos antigos, através do qual a prata era passada quando a maior pureza possível era desejada; toda a escória foi consumida, e apenas o metal brilhante e precioso permaneceu; tão claro e livre de toda liga de erro ou infidelidade é o livro das palavras do Senhor. A Bíblia passou pelo forno de perseguição, crítica literária, dúvida filosófica e descoberta científica, e perdeu apenas as interpretações humanas que se apegavam a ela como liga ao minério precioso. A experiência dos santos tentou de todas as maneiras possíveis, mas nem uma única doutrina ou promessa foi consumida no calor mais excessivo. Assim como são as palavras de Deus, assim deve ser as palavras de seus filhos. Se quisermos ser parecidos com Deus nas palavras, devemos observar nossa linguagem e manter a mais rigorosa pureza de integridade e santidade em todas as nossas comunicações.

Verso 7

Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre.

Salmos 12:7

Cair nas mãos de uma geração má, de modo a ser atraído por sua crueldade ou poluído por sua influência, é um mal a ser temido além da medida; mas é um mal advertido e previsto no texto. Na vida, muitos santos viveram cem anos antes de sua época, como se tivessem arremessado sua alma para um futuro melhor e escapado das brumas do presente obscuro: ele foi ao seu túmulo irreverente e incompreendido, e eis! À medida que as gerações vão e vêm, de repente o herói é desenterrado e vive na admiração e no amor dos excelentes da terra; preservado para sempre da geração que o estigmatizou como semeador de sedição, ou queimou como herege. Deveria ser nossa oração diária que subamos além de nossa época como o topo das montanhas acima das nuvens, e pode se destacar como um pináculo que aponta para o céu, acima das névoas da ignorância e do pecado que rolam ao nosso redor. Ó Espírito Eterno, cumpra em nós o fiel dizer deste versículo! Nossa fé acredita nessas duas palavras seguras, e chora,“Tu”, “tu”.

Verso 8

Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.

Salmos 12:8

Aqui voltamos à fonte de amargura, que primeiro fez o salmista correr para os poços da salvação, a saber, a prevalência da maldade. Quando os que estão no poder são vis, seus subordinados não serão melhores. Como um sol quente produz moscas nocivas, o pecador em honra promove o vício em todos os lugares. Nosso território não se abarrotaria tanto de abomináveis ​​se aqueles que são denominados honourables não dessem prestígio ao ofício. Queria que Deus que a glória e o triunfo de nosso Senhor Jesus nos encorajassem a andar e trabalhar por todos os lados; como o semelhante age sobre o semelhante, uma vez que um pecador exaltado encoraja os pecadores, nosso exaltado Redentor certamente deve excitar, animar e estimular seus santos. Nervados pela visão de seu poder reinante, enfrentaremos os males dos tempos no espírito da santa resolução, e, mais esperançosamente, oraremos: “Salva-me, Senhor”.

Retirado da obra original de Charles Haddon Spurgeon “Treasury of David”. Citações escriturísticas a partir da Versão Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2019 © Traduzido por Amanda Martins. Para o uso correto deste recurso visite nossa Página de Permissões.

Charles Spurgeon

Charles Spurgeon

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi pregador, autor e editor britânico. Spurgeon também foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres. É conhecido como “Príncipe dos Pregadores”.

Publicidade:

Assuntos: