Ministério Reformai
Publicidade:
Home | Tesouros de Davi: Salmos 8

Tesouros de Davi: Salmos 8

Série de exposições em Salmos por Charles Haddon Spurgeon. Confira todas as exposições clicando aqui.


Salmos 8

Verso 1

Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!

Salmos 8:1

Incapaz de expressar a glória de Deus, o salmista pronuncia uma nota de exclamação. Ó Senhor, Senhor nosso! Não precisamos nos admirar disso, pois nenhum coração pode medir, nenhuma língua pode proferir, a metade da grandeza de Jeová. Toda a criação está cheia de sua glória e radiante com a excelência de seu poder; Sua bondade e sabedoria são manifestadas por todos os lados. As incontáveis miríades de seres terrestres, desde a cabeça do homem até o verme rastejante no chão, são todas sustentadas e nutridas pela generosidade Divina. O tecido sólido do universo se apoia em seu eterno braço. Universalmente Ele está presente, e em todo lugar Seu Nome é excelente. Deus trabalha sempre e em toda parte. Não há lugar onde Deus não é.

Os milagres de seu poder nos esperam por todos os lados. Atravesse os vales silenciosos, onde as rochas o cercam de ambos os lados, erguendo-se como as ameias do céu até que você possa ver apenas uma faixa do céu azul bem acima dela; você pode ser o único viajante que passou por aquele vale; o pássaro pode ficar assustado, e o musgo pode tremer sob o primeiro passo do pé humano; mas Deus está presente em mil maravilhas, sustentando suas barreiras rochosas, enchendo os vasos de flores com Seu perfume e refrescando os pinheiros solitários com o sopro de Sua boca. Desça, se quiser, para as profundezas mais baixas do oceano, onde imperturbada a água dorme, e a areia está imóvel em silêncio ininterrupto, mas a glória do Senhor está lá, revelando a Sua excelência no silencioso palácio do mar.

Tome certas asas de manhã e voe para as partes mais remotas do mar, mas Deus estará lá. Suba ao monte mais alto dos céus, ou mergulhe no inferno mais profundo, e Deus está em ambos os cantos em canções eternas, ou em justiça em terrível vingança. Em toda parte, e em todo lugar, Deus habita e está manifesto em Suas obras. Não só na terra Ele é exaltado, porque Seu brilho resplandece no firmamento acima da terra. Sua glória excede a glória dos céus estrelados; sobre a região das estrelas estabeleceu o Seu Trono eterno e ali habita em luz inefável. Vamos adorá-lo ” O que sozinho estende os céus, e anda sobre os altos do mar. O que fez a Ursa, o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul. O que faz coisas grandes e inescrutáveis; e maravilhas sem número” (Jó 9:8-10). Dificilmente poderemos encontrar palavras mais adequadas do que as de Neemias: ” Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora” (Ne 9:6).

Voltando ao texto, somos levados a observar que este Salmo é dirigido a Deus, porque ninguém além do próprio Senhor pode conhecer plenamente Sua própria glória. O coração crente é arrebatado com o que vê, mas só Deus conhece a glória de Deus. Que doçura reside na pequena palavra nossa, quanto é a glória de Deus que nos é admirada quando consideramos nosso interesse por Ele como nosso Senhor.

Quão excelente é o Teu Nome! Nenhuma palavra pode expressar essa excelência; e, portanto, é deixado como uma nota de exclamação. O próprio nome de Jeová é excelente, o que deve ser Sua Pessoa. Note o fato de que mesmo os céus não podem conter a Sua glória, Ele é colocado acima dos céus, uma vez que é e sempre deve ser grande demais para a criatura expressar. Ao perambular entre os Alpes, sentimos que o Senhor era infinitamente maior do que todas as suas maiores obras e, sob esse sentimento, escrevemos as seguintes linhas:

No entanto, mesmo na grandeza de
tudo o que foi feito, não vemos ele;
O vidro é denso demais;
E escuro, ou então nossos olhos nascidos
na terra também estão escuros.

Yon Alpes, que levantam suas cabeças acima das nuvens
E se mantêm familiares conversam com as estrelas,
São pó, em que a balança não treme,
Comparado com Sua divina imensidão.
Os cumes coroados de neve falham em colocá-lo adiante,
que habita na eternidade, e carrega
sozinho, o nome Excelente e Exaltado.
As profundezas são muito superficiais para expressar
a sabedoria e o conhecimento do Senhor.
O espelho das criaturas não tem espaço
Para suportar a imagem do Infinito.
É verdade que o Senhor escreveu bem o Seu Nome
e colocou o selo na fronte da criação.
Mas, como o hábil ceramista é muito superior ao
vaso que ele molda no volante,
ouça assim, mas em proporção muito maior,
o ego de Jeová transcende suas mais nobres obras.
As rodas pesadas da Terra se quebrariam, os eixos estalariam,
Se carregados com a carga da Divindade.
O espaço é muito estreito para o descanso do Eterno,
E o tempo é muito curto para o Seu Trono.
E’en avalanche e trovão falta uma voz,
para proferir o volume total de seu louvor.
Como então posso declará-lo? Onde estão as palavras
Com as quais minha língua brilhante pode falar Seu Nome?
Silencioso eu me inclino e humildemente adoro.

Verso 2

Tu ordenaste a força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.

Salmos 8:2

Nem somente nos céus acima o Senhor é visto, mas a terra abaixo está revelando sua majestade. No céu, as órbitas maciças, rolando em sua grandeza estupenda, são testemunhas de Seu poder em grandes coisas, enquanto aqui abaixo, as expressões cativantes de bebês são as manifestações de sua força nos pequeninos. Quantas vezes as crianças nos falam de um Deus a quem nos esquecemos! Como a sua tagarelice simples refuta os tolos eruditos que negam o ser de Deus! Muitos homens foram feitos para segurar suas línguas, enquanto os recém-nascidos deram testemunho da glória do Deus do céu.

É singular quão claramente a história da igreja expõe este versículo. As crianças não choraram “Hosannah!” no templo, quando orgulhosos fariseus eram silenciosos e desdenhosos? E o Salvador não citou essas mesmas palavras como uma justificativa de seus gritos infantis? A história da igreja primitiva registra muitos exemplos surpreendentes do testemunho das crianças para a verdade de Deus, mas talvez instâncias mais modernas sejam as mais interessantes. Fox nos diz, no Livro dos Mártires, que quando o Sr. Lawrence foi queimado em Colchester, ele foi levado para o fogo em uma cadeira, porque através da crueldade dos papistas, ele não podia ficar de pé, várias crianças vieram sobre o fogo, e chorou, assim como eles poderiam falar: “Senhor, fortalece teu servo, e guarda a tua promessa.” Deus respondeu a sua oração, pois o Sr. Lawrence morreu com firmeza e calma como qualquer um poderia desejar respirar por último.

Quando um dos capelães papistas disse a Wishart, o grande mártir escocês, que ele tinha um demônio nele, uma criança que ficou em pé gritou: “Um demônio não pode falar palavras como o que fala o outro homem”. Mais um exemplo ainda está mais próximo do nosso tempo. Em um pós-escrito para uma de suas cartas, no qual ele detalha sua perseguição quando pregou pela primeira vez em Moorfields, Whitefield diz: “Eu não posso deixar de acrescentar que vários meninos e meninas, que gostavam de sentar em volta de mim no púlpito enquanto eu pregava, e entregou-me as anotações das pessoas – embora fossem muitas vezes cobertas com ovos, sujeira e jogadas em cima de mim – nunca cedia, mas, pelo contrário, toda vez que eu era atingido, levantava seus pequenos olhos chorosos e parecia desejar que poderia receber os golpes por mim, Deus os faz, em seus anos de crescimento, grandes e vivos mártires para aquele que, da boca dos bebês e dos sucklings, aperfeiçoa o louvor!

Aquele que se deleita nas canções dos anjos tem o prazer de se honrar aos olhos de seus inimigos pelos louvores das criancinhas. Que contraste entre a glória acima dos céus e as bocas dos bebês e das mamadas! Ainda assim, pelo nome de Deus é feito excelente.

Verso 3 a 4

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Salmos 8:3-4

No final daquele excelente pequeno manual intitulado “O Sistema Solar”, escrito pelo Dr. Dick, encontramos uma passagem eloquente que expõe belamente o texto: Uma pesquisa do sistema solar tem uma tendência a moderar o orgulho do homem e promover a humildade. O orgulho é uma das características distintivas do homem franzino e tem sido uma das principais causas de todas as contendas, guerras, devastações, sistemas de escravidão e projetos ambiciosos que desolaram e desmoralizaram nosso mundo pecaminoso. No entanto, não há disposição mais incongruente para o caráter e as circunstâncias do homem.

Talvez não existam seres racionais por todo o universo, entre os quais o orgulho pareceria mais inadequado ou incompatível do que no homem, considerando a situação em que ele é colocado. Ele está exposto a inúmeras degradações e calamidades, para a fúria das tempestades, as devastações de terremotos e vulcões, a fúria dos redemoinhos e as ondas tempestuosas do oceano, para os estragos da espada, fome, pestilência e inúmeras doenças; e afinal ele deve afundar no túmulo e seu corpo deve se tornar o companheiro dos vermes! Os mais dignos e orgulhosos dos filhos dos homens estão sujeitos a essas e semelhantes degradações, bem como aos mais mesquinhos da família humana. No entanto, em tais circunstâncias, o homem – aquele insignificante verme do pó, cujo conhecimento é tão limitado e cujas loucuras são tão numerosas e brilhantes – tem o descaramento de pavonear-se em toda a altivez do orgulho e de se gloriar em sua vergonha.

Quando outros argumentos e motivos produzem pouco efeito em certas mentes, nenhuma consideração parece propensa a ter uma tendência mais poderosa para contrabalançar essa propensão deplorável nos seres humanos do que aqueles que são emprestados dos objetos conectados com a astronomia. Eles nos mostram o que é um ser insignificante – que simples átomo, de fato, o homem aparece em meio à imensidão da criação! Embora ele seja um objeto do cuidado paterno e da misericórdia do Altíssimo, ele é apenas como um grão de areia para toda a Terra, quando comparado às incontáveis miríades de seres que povoam as amplitudes da criação.

Qual é o todo deste globo em que nos encontramos em comparação com o sistema solar? Que contém uma massa de matéria dez mil vezes maior? O que é isso em comparação com os cem milhões de sóis e mundos que pelo telescópio foram observados por todas as regiões estreladas? O que, então, é um reino, uma província ou um território baronial, do qual somos tão orgulhosos como se fôssemos os senhores do universo e pelos quais nos envolvemos em tanta devastação e carnificina? Quais são eles, quando colocados em competição com as glórias do céu? Poderíamos tomar nossa posição nos altos pináculos do céu, e desprezar este ponto de terra pouco distinguível, devemos estar prontos para exclamar com Sêneca: “É para este pequeno local que os grandes desígnios e os grandes desejos dos homens estão confinados? “É por isso que há tanta perturbação das nações, tanta carnificina e tantas guerras ruinosas? Oh, a loucura dos homens enganados, imaginar grandes reinos na bússola de um átomo, levantar exércitos para decidir um ponto da terra com a espada!”

Dr. Chalmers, em seus Discursos Astronômicos, diz com muita sinceridade: “Nós lhes demos apenas uma imagem fraca de nossa insignificância comparativa. Quando dissemos que as glórias de uma floresta estendida não sofreriam mais com a queda de uma única folha, do que as glórias desse universo estendido sofreriam apesar de o mundo em que pisarmos, ‘e tudo o que ele herda, deva dissolver’.”

Verso 5 a 8

Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.

Salmos 8:5-8

Estes versos podem estabelecer a posição do homem entre as criaturas antes da queda; mas como são, pelo apóstolo Paulo, apropriados ao homem como representado pelo Senhor Jesus, é melhor dar mais peso a esse significado. Em ordem de dignidade, o homem estava ao lado dos anjos e um pouco mais baixo do que eles; no Senhor Jesus isto foi realizado, pois ele foi feito um pouco menor que os anjos pelo sofrimento da morte. O homem no Éden tinha o comando completo de todas as criaturas, e eles vieram antes dele receber seus nomes como um ato de homenagem a ele como o vice-regente de Deus para eles. Jesus em Sua glória, é agora Senhor, não só de todos os viventes, mas de todas as coisas criadas, e, com exceção daquele que colocou todas as coisas debaixo dEle, Jesus é Senhor de todos, e seus eleitos, nEle, são elevados a um domínio mais amplo que o do primeiro Adão, como será mais claramente visto em sua vinda. Bem poderia o salmista se maravilhar com a exaltação singular do homem na escala do ser, quando ele marcou seu nada absoluto em comparação com o universo estrelado.

Tu o fazes um pouco menor que os anjos – um pouco mais baixo na natureza, já que eles são imortais, e um pouco, porque o tempo é curto; e quando isso termina, os santos não são mais inferiores aos anjos. A margem diz: “Um pouco inferior a”. Tu coroas ele. O domínio que Deus concedeu ao homem é uma grande glória e honra para Ele; porque todo domínio é honra, e o mais alto é aquele que usa a coroa. Uma lista completa é dada das criaturas subjugadas, para mostrar que todo o domínio perdido pelo pecado é restaurado em Cristo Jesus. Que nenhum de nós permita que a possessão de qualquer criatura terrena seja um laço para nós, mas lembremo-nos de que devemos reinar sobre eles e não permitir que reine sobre nós. Sob nossos pés devemos manter o mundo, não nos deixando governar as preocupações, possessões e os prazeres mundanos sobre o império da alma imortal.

Verso 9

Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

Salmos 8:9

Aqui, como um bom compositor, o poeta retorna a sua nota-chave, recuando, por assim dizer, em seu primeiro estado de admiração. O que ele começou como uma proposição no primeiro verso, ele encerra com uma conclusão bem provada, com uma espécie de “quand erat demonstrandum” (como se queria demonstrar) . Oh, por graça de andar digno desse excelente nome que foi nomeado sobre nós, e que nos comprometemos a magnificar!


Retirado da obra original de Charles Haddon Spurgeon “Treasury of David, Psalm 8”. Citações escriturísticas a partir da Versão Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2019 © Traduzido por Amanda Martins, revisado por Elnatan Rodrigues. Para o uso correto deste recurso visite nossa Página de Permissões.

Charles Spurgeon

Charles Spurgeon

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi pregador, autor e editor britânico. Spurgeon também foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres. É conhecido como “Príncipe dos Pregadores”.

Publicidade:

Assuntos: