Ministério Reformai
Publicidade:
Home | Tesouros de Davi: Salmos 13

Tesouros de Davi: Salmos 13

Série de exposições em Salmos por Charles Haddon Spurgeon. Confira todas as exposições clicando aqui


Verso 1

Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

Salmos 13:1

 Até quando“. Esta pergunta é repetida não menos que quatro vezes. Isso demonstra um desejo muito intenso de libertação e uma grande angústia de coração. Pode ainda haver alguma impaciência misturada com isso; Não é este o retrato mais verdadeiro de nossa própria experiência? Não é fácil impedir que o desejo degenere em impaciência. Ó pela graça de que, enquanto esperamos em Deus, podemos ser impedidos de ceder a um espírito murmurante! 

Até quando“. O grito frequentemente repetido não se torna muito uivante? E se a dor não encontrar outro meio de expressão? Mesmo assim, Deus não está longe da voz do nosso rugido; pois Ele não considera a música de nossas orações, mas a obra de Seu próprio Espírito nelas, com excitante desejo e inflamando os afetos.

“Até quando”. Ah! Quão longos nos parecem os nossos dias quando nossa alma é lançada dentro de nós!

Quão cansados ​​os momentos parecem deslizar sobre a
tristeza! Como o tempo se
deleita em seu vôo!

O tempo voa com asas de pleno direito em nossos dias de verão, mas em nossos invernos ele vibra dolorosamente. Uma semana dentro dos muros da prisão é superior a um mês em liberdade. Longa tristeza parece discutir corrupção abundante; pois o ouro que está longo no fogo deve ter consumido muita escória, daí a pergunta “até quando?” pode sugerir uma busca profunda do coração. 

“Até quando te esquecerás de mim?”. Ah, David! como falas como um tolo! Deus pode esquecer? A onisciência pode falhar na memória? Acima de tudo, o coração de Jeová pode esquecer seu filho amado? Ah! irmãos, afastemos o pensamento e ouçamos a voz do nosso pacto de Deus pela boca do profeta: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim”
(Is 49:15,16).

Para sempre?“. Oh, pensamento sombrio! Certamente já era ruim o suficiente suspeitar de um esquecimento temporário, mas devemos fazer a pergunta não graciosa e imaginar que o Senhor sempre rejeitará seu povo? Não, a Sua ira pode durar uma noite, mas o Seu amor permanecerá eternamente. 

“Até quando esconderás de mim o teu rosto?”. Esta é uma pergunta muito mais racional, pois Deus pode esconder o Seu rosto, e ainda assim Ele se lembra. Um rosto oculto não é sinal de um coração esquecido. É no amor que o rosto está virado; no entanto, para um verdadeiro filho de Deus, esse esconderijo do rosto de seu Pai é terrível e ele nunca ficará à vontade até que, mais uma vez, ele tenha o sorriso de seu Pai.

Verso 2

Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?

Salmos 12:2

“Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia?”. Existe no original a ideia de “depositar” conselhos em seu coração, como se seus dispositivos tivessem se tornado inumeráveis, mas inúteis. Nisto sempre fomos como Davi, pois consideramos e reconsideramos dia após dia, mas não descobrimos o dispositivo feliz pelo qual fugir de nossos problemas. Essa tentativa é uma ferida triste. Ruminar sobre problemas é um trabalho amargo. As crianças enchem a boca de amargura quando mastigam com rebeldia a pílula que deveriam obedientemente ter tomado ao mesmo tempo. 

“Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?”. É como um absinto na vesícula, ver o inimigo perverso exultando enquanto nossa alma se curva dentro de nós. O riso de um inimigo irrita horrivelmente os ouvidos da dor. Para o diabo, rir da nossa miséria é a última gota da nossa queixa, e destrói bastante a nossa paciência; portanto, vamos fazer disso um argumento principal em nosso pedido de misericórdia.

Assim, o leitor cuidadoso observará que a pergunta “até quando?” é colocada de quatro formas. A tristeza do escritor é vista, como parece, como é, pois afeta a si mesmo por dentro e a seus inimigos por fora. Estamos todos propensos a tocar mais na pior corda. Colocamos pedras monumentais sobre os túmulos de nossas alegrias, mas quem pensa em erguer monumentos de louvor pelas misericórdias recebidas? Escrevemos quatro livros de Lamentações e apenas um de Cânticos, e estamos muito mais à vontade em lamentar uma miséria do que em cantar um hino.

Verso 3

Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;

Salmos 13:3

Mas agora a oração eleva sua voz, como o vigia que proclama o amanhecer. Agora a maré vai virar e o pranto irá cessar. O propiciatório é a vida da esperança e a morte do desespero. O pensamento sombrio de que Deus o abandonou ainda está na alma do salmista, e ele, portanto, clama: “atende-me, ouve-me”. Ele se lembra imediatamente da raiz do seu sofrimento e clama em voz alta para que possa ser removido. A ausência final de Deus é o fogo de Tophet, e sua ausência temporária leva seu povo aos subúrbios do inferno. Deus está aqui pedindo para ver e ouvir , para que ele possa ser duplamente movido à pena. O que devemos fazer se não tivéssemos Deus a quem recorrer na hora da miséria?

Observe o clamor da fé: “Ó Senhor, meu Deus!” Não é um fato muito glorioso que nosso interesse em Deus não seja destruído por todas as nossas provações e tristezas? Podemos perder nossas cabaças, mas não nosso Deus. A escritura do céu não está escrita na areia, mas em bronze eterno.

Ilumine os meus olhos“: isto é, que sejam claros os olhos da minha fé, para que eu possa ver meu Deus no escuro; que meus olhos de vigilância estejam bem abertos, para que eu não fique preso, e que meus olhos de entendimento sejam iluminados para ver o caminho certo. Talvez também esteja aqui uma alusão àquele aplauso dos espíritos, tão frequentemente chamado de esclarecedor dos olhos, porque faz o rosto brilhar e os olhos brilharem. Bem, podemos usar a oração: “Ilumine nossas trevas, imploramos a ti, ó Senhor!” pois em muitos aspectos precisamos dos raios iluminantes do Espírito Santo. 

“Para que eu não adormeça na morte”. As trevas engendram sono, e o desânimo não é lento em tornar os olhos pesados. A partir dessa desmaio e obscuridade da visão, causada pelo desespero, há apenas um passo para o sono de ferro da morte. David temia que suas provações terminassem sua vida. e ele corretamente usa seu medo como argumento com Deus em oração; pois a angústia profunda tem uma espécie de reivindicação de compaixão, não uma reivindicação de direito, mas um pedido que tem poder com graça. Sob a pressão da tristeza do coração, o salmista não espera ansiosamente o sono da morte com esperança e alegria, como fazem os crentes seguros, mas ele se encolhe com pavor, do qual reunimos que a escravidão do medo da morte não é novidade.

Verso 4

Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.

Salmos 13:4

Outro apelo é apresentado no quarto versículo, e é aquele com o qual o crente provado pode lidar bem quando está de joelhos. Usamos nosso arqui-inimigo pela primeira vez e obrigamo-lo, como Sansão, a trabalhar em nosso moinho enquanto usamos sua cruel arrogância como argumento em oração. Não é da vontade do Senhor que o grande inimigo de nossas almas vença Seus filhos. Isso desonraria a Deus e faria com que o maligno se gabasse. É bom para nós que nossa salvação e a honra de Deus estejam tão intimamente conectadas que permaneçam ou caiam juntas.

Nosso pacto Deus completará a confusão de todos os nossos inimigos, e se por algum tempo nos tornarmos escárnios e piadas, chegará o dia em que a vergonha mudará de lado, e o desprezo será derramado sobre aqueles a quem é devido.

Verso 5

Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração.

Salmos 13:5

Que mudança está aqui! Eis que a chuva acabou e se foi, e chegou a hora do canto dos pássaros. O propiciatório refrescou tanto o pobre chorão que ele limpa a garganta para ouvir uma música. Se lamentamos com ele, vamos dançar agora com ele. O coração de Davi estava mais desafinado do que sua harpa. Ele começa muitos de seus salmos suspirando e os faz cantar; e outros, ele começa com alegria e termina em tristeza; “para que alguém pense”, diz Peter Moulin, “que esses salmos foram compostos por dois homens de humor contrário”. Vale a pena observar que a alegria é ainda maior por causa da tristeza anterior, pois a calma é ainda mais agradável na lembrança da tempestade precedente.

As tristezas lembradas suavizam a alegria atual.

Aqui está sua declaração de confiança: “Mas eu confio na tua benignidade”. Durante muitos anos, costumava fazer do Senhor seu castelo e torre de defesa, e ele sorri por trás do mesmo baluarte ainda. Ele tem certeza de sua fé, e sua fé o garante; realidade de sua confiança em Deus, ele teria bloqueado uma das janelas pelas quais o sol do céu se alegra de brilhar. A fé está agora em exercício e, consequentemente, é facilmente descoberta; nunca há uma dúvida em nosso coração sobre a existência de fé enquanto está em ação: quando a lebre ou a perdiz está quieta, não a vemos, mas deixamos o mesmo em movimento e logo a percebemos. Todos os poderes de seus inimigos não haviam expulsado o salmista de sua fortaleza. o marinheiro se apega ao mastro, assim como Davi se apega à sua fé; ele não pôde nem desistiu de sua confiança no Senhor, seu Deus.Oh, para que possamos tirar proveito de seu exemplo e sustentar nossa fé e nossa própria vida!

Agora ouça a música que a fé faz em sua alma. Os sinos da mente estão todos tocando: “na tua salvação se alegrará o meu coração”. Há alegria e banquete dentro das portas, pois um convidado glorioso chegou e o bezerro gordo é morto. Doce é a música que soa das cordas do coração. Mas isto não é tudo; a voz se une à obra abençoada, e a língua se mantém em sintonia com a alma, enquanto o escritor declara: ” Cantarei ao Senhor “.

Eu te louvarei todos os dias,
agora a tua ira se foi;
Pensamentos confortáveis ​​surgem
do sacrifício sangrento.

Verso 6

Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.

Salmos 13:6

O Salmo termina com uma frase que é uma refutação da acusação de esquecimento que Davi havia proferido no primeiro versículo: “porquanto me tem feito muito bem”. Assim será conosco se esperarmos um pouco. A reclamação que proferimos em nossa pressa será retratada com alegria, e testemunharemos que o Senhor nos fez abundantemente.


Retirado da obra original de Charles Haddon Spurgeon “Treasury of David, Psalm 13”. Citações escriturísticas a partir da Versão Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2019 © Traduzido por Amanda Martins, revisado por Elnatan Rodrigues. Para o uso correto deste recurso viste nossa Página de Permissões.

Charles Spurgeon

Charles Spurgeon

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi pregador, autor e editor britânico. Spurgeon também foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres. É conhecido como “Príncipe dos Pregadores”.

Publicidade:

Assuntos: