Ministério Reformai
Publicidade:
 Rodrigues Studio
Home | Tesouros de Davi: Salmos 14

Tesouros de Davi: Salmos 14

Série de exposições em Salmos por Charles Haddon Spurgeon. Confira todas as exposições clicando aqui


Verso 1

Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.

Salmos 14:1
“O néscio”

O ateu é o tolo preeminentemente, e um tolo universalmente. Ele não negaria a Deus se não fosse um tolo por natureza, e tendo negado a Deus, não é de admirar que ele se torne um tolo na prática. 

O pecado é sempre loucura, e como é a altura do pecado atacar a própria existência do Altíssimo, também é a maior loucura imaginável. [Pecar contra Deus é o mesmo que desconsiderar a Sua existência, Santidade e Justiça. O pecador é um ateu na prática que, embora possa dizer crer em Deus, não O assume em seus feitos, é um inconsequente]. Dizer que Deus não existe é desmentir a evidência mais clara, que é a obstinação; opor-se ao consentimento comum da humanidade, que é a estupidez; sufocar a consciência, que é loucura. 

Se o pecador assumisse a sua posição dizendo odiar a Deus, pelo menos não estaria negando a Sua existência. Mas, assim como negar a existência do fogo não impede que ele queime um homem que está nele, duvidar da existência de Deus não impedirá que o Juiz de toda a Terra destrua o rebelde que quebra as Suas Leis. Seja o ateu que nega a Deus em suas práticas dolosas ou o ateu que diz não haver Deus, este é um crime que muito provoca o céu, e causará uma terrível vingança ao tolo que se entrega a ele. 

O néscio procura a própria morte e nunca cessa de procurar a maldade, um blasfemador barulhento espalha suas horríveis doutrinas assim como os leprosos espalham a praga. Ainsworth, em suas “Anotações”, nos diz que a palavra aqui usada é Nabal, que tem o significado de desaparecer, morrer ou cair, como uma folha ou flor murcha; é um título dado ao homem tolo por ter perdido o suco e a seiva da sabedoria, razão, honestidade e piedade. Trapp concorda quando o chama de “aquele sujeito inseguro, a carcaça de um homem, aquele sepulcro ambulante, em quem toda religião e razão correta é murcha e desperdiçada, seca e deteriorada”. Alguns traduzem como ‘o apóstata’, e outros ‘o infeliz’.

Com que sinceridade devemos evitar a aparência de dúvida quanto à presença, atividade, poder e amor de Deus, tanto quanto o próprio pecado, pois toda essa desconfiança é da natureza da loucura! E quem dentre nós gostaria de ser classificado com o néscio do texto? No entanto, nunca devemos esquecer que todos os homens não regenerados são mais ou menos esses tolos.

“Disse o néscio no seu coração”

Se o coração não for mudado, não devemos nos surpreender com a prevalência do ceticismo; uma árvore corrupta produzirá frutos corruptos. “Todo homem desde que não se reencontre e não se reconcilie com Deus não passa de um louco”, diz Dickson. Os tolos com quem lidamos hoje sempre estiveram presentes na história e em todos os países; eles crescem sem rega e são encontrados em todo o mundo. A disseminação da mera iluminação intelectual não diminuirá seu número, pois, como é um assunto do coração, essa loucura e esse grande aprendizado muitas vezes habitam juntos. Responder às críticas céticas será um trabalho perdido até que a graça entre para leva-los ao arrependimento e a fé; os tolos podem levantar mais objeções em uma hora do que os sábios podem responder em sete anos, de fato, é sua alegria pôr bancos para os sábios tropeçarem. Que o pregador aponte para o coração e pregue o amor todo conquistador de Jesus, e ele, pela graça de Deus, ganhará mais duvidadores da fé do evangelho do que qualquer uma das centenas dos melhores argumentadores que apenas dirigem seus argumentos à cabeça.

“Não há Deus”

Os tolos colocam à prova a sabedoria, a ira, a soberania, a justiça e a graça de Deus. Eles duvidam do Seu governo. Deus como governante, legislador, trabalhador, Salvador, é o alvo em que são atiradas as flechas da ira humana. Quão impotente é a malícia! Quão louca é a fúria que assola e espanta contra Ele, em quem vivemos, nos movemos e existimos! Quão horrível é a loucura que leva um homem que deve tudo a Deus a clamar “Sem Deus!”. Quão terrível é a depravação que faz toda a raça adotar isso em seus corações para afastar-se Dele, pecar contra Ele e blasfemá-Lo.

“Têm-se corrompido”

Isso se refere a todos os homens, e temos a garantia do Espírito Santo para dizer isso; veja o terceiro capítulo da epístola aos romanos. Onde existe inimizade com Deus, há profunda depravação interior. As palavras são traduzidas por críticos eminentes em um sentido ativo “eles fizeram de forma corrupta:” isso pode servir para nos lembrar que o pecado não é apenas da nossa natureza passiva, a fonte do mal, mas nós mesmos ativamos a chama e nos corrompemos, tornando ainda mais preto que já era preto como a própria escuridão. Rebitamos nossas próprias cadeias por hábito e continuidade.

“Fazem-se abomináveis em suas obras”

Quando os homens começam a renunciar ao Deus Altíssimo, quem dirá onde eles terminarão? Quando não nos atentamos a Deus com amor e temor, mas vivemos como se Ele não existisse, o que não somos capazes de fazer? Observe o estado do mundo antes do dilúvio, conforme Gênesis 6:12 e lembre-se de que a natureza humana é inalterada. Quem quiser ver uma terrível fotografia do mundo sem Deus deve ler a mais dolorosa de todas as Escrituras inspiradas, o primeiro capítulo da epístola aos romanos. Coisas repugnantes para Deus são doces para o paladar dos que se perdem.

“Não há quem faça o bem”

Os pecados de omissão devem abundar onde as transgressões são frequentes. Aqueles que fazem as coisas que não deveriam ter feito, certamente deixarão por fazer aquelas coisas que deveriam ter feito. Que imagem da nossa raça é essa! Salvo apenas onde a graça reina, não há quem faça o bem; a humanidade, caída e degradada, é um deserto sem oásis, uma noite sem uma estrela, um dunghill sem joia, um inferno sem fundo.

Verso 2

O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.

Salmos 14:2
“O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens”

Como em uma torre de vigia, ou em outro local elevado de observação, o Senhor é representado como contemplando atentamente os homens. Ele não punirá cegamente, nem como um tirano comanda um massacre indiscriminado e injusto porque um boato de rebelião chegou aos seus ouvidos. Que interesse condescendente e justiça imparcial são aqui imaginados! O caso de Sodoma, visitado antes de ser derrubado, ilustra a maneira cuidadosa como a Justiça Divina contempla o pecado antes de vingá-lo e procura os justos para que eles não pereçam com os culpados. Eis que os olhos da onisciência saquearam o globo e bisbilhotaram entre todos os povos e nações “para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus”.

Aquele que olha para baixo conhece o bem, é rápido em discernir, ficaria encantado em encontrá-lo; mas, ao ver todos os filhos não regenerados dos homens, sua busca é infrutífera, pois, de toda a raça de Adão, nenhuma alma não renovada não é inimigo de Deus e da bondade. Os objetos da busca do Senhor não são homens ricos, grandes homens ou homens instruídos; estes, com tudo o que podem oferecer, não podem atender às demandas do grande governador: ao mesmo tempo, Ele não está procurando eminência superlativa em virtude, ele procura alguém que entenda a si mesmo, o seu estado, seu dever, seu destino, sua felicidade; ele procura alguém que “busque a Deus“, que, se houver um Deus, está disposto e ansioso para descobri-lo. 

Certamente isso não é um assunto muito grande de se esperar; pois se os homens ainda não conheceram a Deus, se tiverem algum entendimento correto, o buscarão. Ai! mesmo esse baixo grau de bem não pode ser encontrado nem mesmo por quem vê todas as coisas: mas os homens amam a horrível negação de “Deus não!”, e de costas para o Criador, que é o sol de sua vida, viajam para o interior da triste região da incredulidade e da alienação, que é uma terra de trevas como a própria escuridão, e da sombra da morte sem ordem e onde a luz é como trevas.

Verso 3

Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.

Salmos 14:3
“Desviaram-se todos”

Sem exceção, todos os homens apostataram do Senhor seu Criador, de Suas Leis e de todos os princípios eternos do direito. Como novilhas teimosas, recusaram-se firmemente a receber o jugo, como ovelhas errantes encontraram uma brecha e deixaram o pasto do Bom Pastor. O original fala da raça como um todo, como uma totalidade; e a humanidade como um todo tornou-se depravada no coração e contaminada na vida. 

“E juntamente se fizeram imundos”

Como um todo, eles são mimados e azedados como o fermento corrupto, ou, como alguns dizem, tornaram-se podres e até fedorentos. A única razão pela qual não vemos mais claramente essa sujeira é porque estamos acostumados a ela como aqueles que trabalham diariamente com odores ofensivos finalmente deixam de senti-los. O moleiro não observa o barulho de seu próprio moinho, e demoramos a descobrir nossa própria ruína e depravação. Mas não existem casos especiais, todos são homens pecadores. “Sim”, diz o salmista, de uma maneira que não deve ser enganada “eles são”. Ele colocou isso positivamente, ele repete negativamente: “não há quem faça o bem, não há sequer um”.

“Não há quem faça o bem”

A frase hebraica é uma negação absoluta a respeito de qualquer homem que faça, por si mesmo, o bem. O que pode ser mais abrangente? Esse é o veredicto de Jeová que tudo vê, que não pode exagerar ou enganar. Não há esperança de encontrar um só homem de bem entre a família humana não renovada por Cristo.

Não há sequer um”

O Espírito Santo não se contenta em dizer “não há quem faça”, mesmo que já tenha dito com clareza a impossibilidade de haver um homem bom. Mas Ele acrescenta o triplo negativo esmagador: “não há sequer um”. Que terrível natureza é esta!

O que dizem os oponentes à doutrina da depravação natural disso? Em vez disso, o que sentimos sobre isso? Não confessamos que somos por natureza corruptos e não abençoamos a graça soberana que nos renovou no espírito de nossas mentes, para que o pecado não tenha mais domínio sobre nós, mas que a graça possa governar e reinar?

Verso 4

Não terão conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo, como se comessem pão, e não invocam ao Senhor?

Salmos 14:4
“Não terão conhecimento os que praticam a iniquidade”

O ódio de Deus e a corrupção da vida são as forças motivadoras que produzem perseguição. Homens que não têm conhecimento salvador das coisas divinas, escravizam-se a tornar-se obreiros da iniquidade, não têm coração para clamar ao Senhor por libertação, mas procuram divertir-se devorando o povo pobre e desprezado de Deus. 

É uma servidão difícil ser um trabalhador da iniquidade; um trabalhador nas galés ou nas minas da Sibéria não é mais verdadeiramente degradado e miserável; o trabalho é duro e a recompensa terrível: os que não têm conhecimento escolhem tal escravidão, mas os que são ensinados por Deus clamam por serem resgatados dela. 

“Os quais comem o meu povo, como se comessem pão”

A mesma ignorância que mantém os homens escravos do mal os faz odiar os filhos nascidos livres de Deus; portanto, eles procuram comê-los “como se comessem pão”, isto é, diariamente, vorazmente, como se fosse uma questão comum e corriqueira de todos os dias oprimir os santos de Deus. Como lanças em um lago comem pequenos peixes, como águias atacam pássaros menores, como lobos despedaçam as ovelhas do pasto, para que os pecadores é natural que persigam, ofendam e zombem dos seguidores do Senhor Jesus.

“E não invocam ao Senhor?”

Enquanto caçam, eles se esquecem absolutamente do Senhor e, nesse ato, de forma consistente, como eles esperam ser ouvidos enquanto suas mãos estão cheias de sangue?

Verso 5 

Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.

Salmos 14:5

Os opressores, os Herodes de boca muito alta, mãos de ferro e coração orgulhoso, aqueles pecadores inebriantes e de mente alta, não têm tudo à sua maneira, eles têm seus ataques de tremor e as estações de derrota designadas. 

“Ali”

Ali, onde eles negavam a Deus e odiavam contra o Seu povo; onde eles pensavam em paz e segurança, eles foram feitos para a destruição.

“Se acharam em grande pavor “

Um terror de pânico tomou conta deles, como diz o hebraico; um medo indefinível, horrível e misterioso se apoderou deles. O homem mais endurecido tem seus períodos quando a consciência os lança em um suor frio de alarme. Como os covardes são cruéis, todos os homens cruéis são covardes no coração. O fantasma do pecado passado é um espectro terrível para assombrar qualquer homem, e embora os incrédulos possam se gabar tão alto quanto quiserem, um som está em seus ouvidos, o que os deixa doentes.

“Porque Deus está na geração dos justos”

Isso torna a companhia de homens piedosos tão irritante para os ímpios porque eles percebem que Deus está com eles. Feche os olhos como podem, eles não podem deixar de perceber a imagem de Deus no caráter de Seu povo verdadeiramente gracioso, nem podem falham em ver que Ele trabalha para a libertação deles.

Como Hamã, eles instintivamente sentem um tremor quando veem os Mordecais de Deus. Mesmo que o santo possa estar em uma posição inferior, lamentando no portão onde o perseguidor se alegra temporariamente sobre o seu estado, o pecador sente o seu mal e isso influência a maneira como ele se sente, pois Deus está lá para o que é Dele.

Tenha cuidado com os zombadores, pois perseguem o Senhor Jesus quando molestam Seu povo; a união é muito próxima entre Deus e Seu povo, isso equivale a uma habitação misteriosa, pois Deus está na geração dos justos.

Verso 6 

Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.

Salmos 14:6

Não bastando a sua covardia, os ímpios vestem a pele do leão e a dominam sobre os pobres do Senhor. Embora sejam tolos, zombam dos verdadeiramente sábios, como se a loucura estivesse do seu lado; mas é isso que se pode esperar, pois como as mentes brutais devem apreciar a excelência, e como aqueles que têm olhos de coruja podem admirar o sol? 

O ponto especial e o alvo de sua piada parece ser a confiança dos piedosos em seu Senhor. “O que seu Deus pode fazer por você agora? Quem é esse Deus que pode liberta-los das nossas mãos? Onde está a recompensa de todas as suas orações e suplicações?”, provocam os impios. Provocando perguntas desse tipo, eles jogam nos rostos das almas fracas, mas graciosas, e os tentam a sentir vergonha de seu refúgio. Não sejamos ridicularizados por eles, desprezemos o desprezo deles e desafiamos os seus escárnios; precisaremos esperar um pouco, e então o Senhor, nosso refúgio, vingará Seus próprios eleitos e Se aliviará de Seus adversários, que outrora fizeram tão leve dEle e de Seu povo.

Verso 7 

Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

Salmos 14:7

É bastante natural essa oração de encerramento, pois o que seria tão eficazmente convencer os ateus, derrubar perseguidores, permanecer pecados e garantir os piedosos, como a manifestação da grande salvação de Israel? A vinda do Messias foi o desejo dos piedosos em todas as épocas, e, embora Ele já tenha vindo com uma oferta pelo pecado para eliminar a iniquidade, esperamos que Ele volte pela segunda vez, sem oferta pelo pecado para a salvação. 

Ó que esses anos cansativos tenham um fim! Por que demora tanto tempo? Ele sabe que o pecado é abundante e que Seu povo é oprimido; por que Ele não vem ao resgate? Seu glorioso advento restaurará Seu povo antigo do cativeiro literal e Sua espiritualidade da tristeza espiritual. Jacó e Israel prevalecente se alegrarão diante dEle quando Ele for revelado como sua salvação. 

Que dias felizes, santos, felizes e celestiais devemos ver! Mas não vamos considerá-lo frouxo, pois eis que Ele vem, Ele vem rapidamente! Bem-aventurados todos os que esperam por Ele!


Retirado da obra original de Charles Haddon Spurgeon “Treasury of David, Psalm 14”. Citações escriturísticas a partir da Versão Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2019 © Traduzido por Amanda Martins. Para o uso correto deste recurso viste nossa Página de Permissões.

Charles Spurgeon

Charles Spurgeon

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi pregador, autor e editor britânico. Spurgeon também foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres. É conhecido como “Príncipe dos Pregadores”.

Publicidade:
 Rodrigues Studio

Assuntos: