Reformai
Publicidade:
Home | Tesouros de Davi: Salmos 15

Tesouros de Davi: Salmos 15

Série de exposições em Salmos por Charles Haddon Spurgeon. Confira todas as exposições clicando aqui


Verso 1

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

Salmos 15:1

A PERGUNTA

“SENHOR”

Tu, que és Santo e Exaltado, a quem será permitido ter comunhão contigo? Os céus não são puros aos Teus olhos, e enlouqueces os Teus anjos com loucura; quem então de natureza mortal habitará contigo, sem que seja consumido por fogo? Um vislumbre da glória do Senhor e da Santidade que diz respeito a Sua habitação, Seu serviço e Seus assistentes, faz com que a mente humilde levante esta questão em nós. Onde os anjos se curvam com rostos velados, como o homem poderá adorar? 

Muitas mentes altivas imaginam que é uma questão muito fácil abordar o Altíssimo, o que os leva a uma adoração sem consciência de seriedade e sem o questionamento quanto à sua aptidão para isso; mas as almas verdadeiramente humilhadas costumam adorar sob um sentimento de total indignidade e não ousariam se aproximar do Trono do Deus da Santidade, se não fosse por Ele, nosso Senhor, nosso Advogado, que pode permanecer no templo celestial, porque sua justiça dura para sempre. 

“Quem habitará no teu tabernáculo?”

Quem será admitido como membro da família de Deus, para peregrinar debaixo do seu teto e gozar de comunhão Consigo mesmo?

“Quem morará no teu santo monte?”

Quem será cidadão de Sião e um habitante da Jerusalém celestial?

A questão é levantada, porque este é, de fato, um dilema. Nenhum dos homens têm esse privilégio, ou melhor, mesmo entre os mestres há estranhos da comunidade, os que não têm relações secretas com Deus. Por causa da Santidade de Deus manifesta em Suas Leis, nenhum homem pode habitar com Deus, pois não há ninguém na Terra que responda aos justos requisitos mencionados nos versículos seguintes. As perguntas no texto são feitas ao Senhor, como se ninguém, a não ser a Mente Infinita, pudesse respondê-las, a fim de satisfazer a consciência inquieta. Devemos saber pelo Senhor do tabernáculo quais são as qualificações para o Seu serviço, e quando formos ensinados a respeito dele, veremos claramente que somente nosso impecável Senhor Jesus, e aqueles que são conformes à sua imagem, podem permanecer com Ele e serem aceitos diante da Majestade no alto.

A curiosidade impertinente frequentemente deseja saber quem e quantos serão salvos; mas estes deveriam fazer esta pergunta: “Quem habitará no teu santo monte?”  em referência a si mesmos, dessa forma eles agiriam com muito mais sabedoria. Os membros da igreja visível, que é o tabernáculo de adoração de Deus e o monte da eminência, devem diligentemente cuidar dela, para que tenham a preparação do coração que lhes permita ser prisioneiros da casa de Deus. Sem o traje de casamento da justiça em Cristo Jesus, não temos o direito de sentar no banquete da comunhão. Sem retidão na caminhada, não estamos aptos para a igreja imperfeita na terra, e certamente não devemos esperar entrar na igreja perfeita acima.

Verso 2

Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

Salmos 15:2

A RESPOSTA

O Senhor em resposta à pergunta nos informa, por seu Espírito Santo, sobre o caráter do homem que sozinho pode habitar em sua santa colina. Na perfeição, essa santidade é encontrada apenas no Homem das Dores, mas, em certa medida, é realizada em todo o Seu povo pelo Espírito Santo. A fé e as graças do Espírito não são mencionadas, porque esta é uma descrição de caráter externo, e onde os frutos são encontrados, a raiz pode não ser vista, mas certamente está lá. Observe a caminhada, o trabalho e a palavra do homem aceito:

 “Aquele que anda sinceramente”

Ele se mantém ereto como aqueles que atravessam cordas altas; pois se eles se inclinarem para um lado, caem. São como aqueles que carregam mercadorias preciosas, porém frágeis, em cestas na cabeça, que perdem tudo se perderem a perpendicular. Os crentes não se encolhem como bajuladores, não se contorcem como serpentes, não se dobram como arrancadores da terra ou se dobram de um lado como aqueles que têm objetivos sinistros. Eles têm a espinha dorsal forte do princípio vital da graça interior e, sendo eles mesmos retos, são capazes de andar em retidão. Andar em retidão é muito mais importante do que falar bem. Ele é reto no caminhar e sincero em honestidade.

“E pratica a justiça”

Sua fé se mostra por boas obras e, portanto, não é fé morta. A casa de Deus é uma colmeia para os trabalhadores, não um ninho para os zangões. Aqueles que se alegram na obra de Cristo e que, portanto, odeiam os prazeres e propostas do mundo, são os melhores praticantes da justiça com base nos princípios do evangelho. Se não estivermos servindo positivamente ao Senhor e fazendo Sua santa vontade com o melhor de nosso poder, poderemos debater seriamente nosso interesse pelas coisas divinas. As árvores que não têm os frutos devem ser cortados e lançados ao fogo.

“E fala a verdade em seu coração”

O tolo do último salmo falava falsamente em seu coração; observe aqui e em outros lugares nos dois salmos, o impressionante contraste. Os santos não apenas desejam amar e falar a verdade com os lábios, mas procuram ser verdadeiros por dentro; eles não estarão nem mesmo no armário de seus corações escondendo um prazer imundo, pois Deus está lá para ouvir. Eles desprezam duplos significados, evasões, equívocos, mentiras brancas, lisonjas e enganos. Embora as verdades, como as rosas, tenham espinhos sobre eles, os homens bons as usam no peito.

Nosso coração deve ser o santuário e refúgio da verdade, caso seja banido de todo o mundo ao lado e caçado dentre os homens; a todo risco, devemos divertir o anjo da verdade, pois a verdade é filha de Deus. Devemos tomar cuidado para que o coração seja realmente fixo e estabelecido em princípio, pois a ternura da consciência em direção à veracidade, como a flor de um pêssego, precisa de um tratamento delicado e, uma vez perdido, foi difícil recuperá-lo. Jesus era o espelho da sinceridade e santidade. Oh, devemos ser cada vez mais modelado por Sua semelhança!

Verso 3

Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;

Salmos 15:3

Depois de ter dito como é e o que faz a pessoa que habitará com Deus, a resposta abrange o que essa pessoa não é e não faz.

“Aquele que não difama com a sua língua”

Existe um modo pecaminoso de espancar o coração que é quando a língua causa o mal. A língua de alguns homens morde mais do que os dentes. A língua não é de aço, mas corta, e suas feridas são muito difíceis de curar; suas piores feridas não estão voltadas para o rosto, mas de costas quando a cabeça está virada. Segundo a lei, um falcão noturno era um pássaro imundo, e sua imagem humana é abominável em todo lugar. Todos os caluniadores são os foles do diabo para explodir contendas, mas esses são os piores que sopram no fundo do fogo. 

“Nem faz mal ao próximo”

Quem refreia a sua língua não vai dar uma licença para sua mão. Amar o próximo como a nós mesmos nos fará cuidar de seu nome bom, cuidar para não ferir sua propriedade, ou mesmo para não corromper seu caráter.

“Nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo”

Ele é um tolo, se não um trapaceiro, que pega mercadorias roubadas e as guarda; tanto na calúnia quanto no assalto, o receptor é tão ruim quanto o ladrão. Se não houvesse ouvintes satisfeitos de relatos ruins, haveria um fim no comércio de espalhá-los. Trapp diz que “o portador da história carrega o diabo na língua e o ouvinte carrega o diabo no ouvido”. O original pode ser traduzido “persiste”; implicando que é pecado suportar ou tolerar portadores de histórias. “Mostre esse homem!” – deveríamos dizer de um bêbado, mas é muito questionável se o seu comportamento não-masculino nos fará tanto mal quanto os insinuadores dos contadores de histórias. “Chame um policial!” dizemos se vemos um ladrão nos negócios dele; não devemos sentir indignação quando ouvimos uma fofoca no trabalho dela? Cachorro Louco! Cachorro Louco!! é um tom e um choro terríveis, mas existem poucas maldições cuja mordida é tão perigosa quanto a língua de um intrometido. Fogo! fogo!! É uma nota alarmante, mas a língua do portador de conto está incendiada e os que o fazem melhor reparam suas maneiras, ou podem achar que há fogo no inferno para línguas desenfreadas. Nosso Senhor não falou mal de ninguém, mas fez uma oração por seus inimigos; devemos ser como Ele, ou nunca estaremos com Ele.

Verso 4

A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

Salmos 15:4
“A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor”

Devemos ser tão honestos em respeitar como em pagar nossas contas. Honra a quem a honra é devida. A todos os homens de bem, devemos uma dívida de honra e não temos o direito de entregar o que é devido a pessoas vis que por acaso estão em lugares altos. Quando homens de base estão no cargo, é nosso dever respeitar o cargo; mas não podemos violar nossas consciências de maneira diferente do que desprezar os homens; e, por outro lado, quando os verdadeiros santos estão em pobreza e angústia, devemos simpatizar com suas aflições e honrar os homens. Podemos honrar o gabinete mais duro por causa das jóias, mas não devemos premiar pedras preciosas por causa de sua colocação. Um pecador em uma corrente de ouro e roupas de seda não pode mais ser comparado a um santo em trapos do que uma luz do rush em um castiçal de prata com o sol atrás de uma nuvem.

“Aquele que jura com dano seu, e contudo não muda”

Os santos das escrituras sob o governo do Novo Testamento “não juram nada”, mas a palavra deles é tão boa quanto um juramento: aqueles homens de Deus que acham correto jurar, são cuidadosos e orantes para que não pareçam ultrapassar a marca. Quando foram contratados compromissos que acabam sendo inúteis, “os santos ainda são homens de honra”. Nossa abençoada fiança jurou ferir-se, mas quão gloriosamente ele resistiu a sua caução! Que consolo para nós, Ele não muda e que exemplo para nós ser escrupulosamente e precisamente exato no cumprimento de nossos convênios com os outros! O comerciante mais perspicaz pode entrar em compromissos que se revelam perdas sérias, mas tudo o que ele perde, se ele mantiver sua honra, suas perdas serão suportáveis; se isso for perdido, tudo está perdido.

Verso 5

Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

Salmos 15:5
“Aquele que não dá o seu dinheiro com usura”

A usura era e é odiosa para Deus e para o homem. Que o credor deva compartilhar com o mutuário os ganhos obtidos com seu dinheiro é mais adequado; mas que o homem da propriedade devora o pobre coitado que infelizmente obteve um empréstimo dele é abominável. Aqueles que moem comerciantes pobres, viúvas carentes e outros, cobrando-lhes juros a taxas intoleráveis, descobrirão que seu ouro e sua prata são enlatados. O homem que ascender ao monte do Senhor deve sacudir esse pecado quando Paulo sacudiu a víbora no fogo. 

“Nem recebe peitas contra o inocente”

O suborno é um pecado tanto no doador quanto no receptor. Era frequentemente praticado nos tribunais de justiça orientais; essa forma está agora sob nossos excelentes juízes quase uma coisa inédita; ainda assim, o pecado sobrevive de várias formas, as quais o leitor não precisa mencionar isso e, sob todas as formas, é repugnante para o verdadeiro homem de Deus. Ele lembra que Jesus, em vez de receber recompensa contra os inocentes, morreu pelos culpados.

“Quem faz isto nunca será abalado” 

Nenhuma tempestade deve arrancá-lo de suas fundações, arrastá-lo de sua ancoragem ou arrancá-lo de seu lugar. Como o Senhor Jesus, cujo domínio é eterno, o verdadeiro cristão nunca perderá sua coroa. Ele não estará apenas em Sião, mas como Sião, firme e inabalável. Ele habitará no tabernáculo do Altíssimo, e nem a morte nem o julgamento o removerão de seu lugar de privilégio e bem-aventurança.

Vamos nos dedicar à oração e ao auto-exame, pois esse Salmo é como fogo para o ouro e como fornalha para prata. Podemos suportar seu poder de teste?


Retirado da obra original de Charles Haddon Spurgeon “Treasury of David, Psalm 15”. Citações escriturísticas a partir da Versão Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2020 © Traduzido por Amanda Martins. Para o uso correto deste recurso viste nossa Página de Permissões.

Charles Spurgeon

Charles Spurgeon

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi pregador, autor e editor britânico. Spurgeon também foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres. É conhecido como “Príncipe dos Pregadores”.

Publicidade:

Assuntos: