Reformai
Publicidade:
Home | Tesouros de Davi: Salmos 16

Tesouros de Davi: Salmos 16

Série de exposições em Salmos por Charles Haddon Spurgeon. Confira todas as exposições clicando aqui


Verso 1

Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.

Salmos 16:1
“Guarda-me”

“Salve-me” ou “preserve-me”, assim como os guarda-costas cercam seu monarca ou os pastores protegem seus rebanhos. Tentada em todos os aspectos, como nós, a masculinidade de Jesus precisava ser preservada do poder do mal; e, apesar de puro, o Senhor Jesus não confiou nessa pureza da natureza, mas como exemplo para seus seguidores, olhou para o Senhor, seu Deus, em busca de preservação. Um dos grandes nomes de Deus é “o Preservador dos homens” (Jó 7:20), e esse gracioso ofício que o Pai exerceu em relação ao nosso Mediador e Representante.

Foi prometido ao Senhor Jesus em palavras expressas que Ele deveria ser preservado: “Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas;” (Is 49:7-8). Essa promessa foi cumprida, tanto pela libertação providencial quanto pelo poder de sustentação, no caso de nosso Senhor. Sendo preservado, Ele é capaz de restaurar os preservados de Israel, pois somos “preservados em Cristo Jesus e chamados”. Como Ele, os eleitos foram preservados em sua preservação, e podemos ver essa súplica mediadora como a petição do Grande Sumo Sacerdote para todos aqueles que nEle estão.

A intercessão registrada em João 17:11 é apenas uma ampliação deste clamor: “Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.” Quando ele diz: “guarda-me”, Ele quer dizer os Seus membros, Seu corpo, Ele mesmo e tudo nEle. Mas, enquanto nos alegramos pelo fato de o Senhor Jesus ter usado essa oração por seus membros, não devemos esquecer que Ele o empregou com toda a certeza para si próprio: esvaziou-se tão profundamente e assumiu a forma de um servo tão verdadeiro que, como homem, precisava da guarda divina como nós, e frequentemente clamava aos fortes por força. No topo da montanha, ele soprou esse desejo e, em uma ocasião quase com as mesmas palavras, orou publicamente: “Pai, salve-me desta hora” (Jo 12:27). Se Jesus procurava por proteção, como muito mais devemos, seus seguidores errantes, fazê-lo!

“Ó Deus”

A palavra para Deus usada aqui é EL אֵל , cujo nome é o Senhor Jesus, quando sob um senso de grande fraqueza, como por exemplo quando na cruz, costumava se dirigir ao Deus Poderoso, o Onipotente Ajudante de seu povo. Nós também podemos recorrer a El , o Onipotente, em todas as horas de perigo, com a confiança de que aquele que ouviu o forte choro e as lágrimas de nosso fiel Sumo Sacerdote, é capaz e disposto a abençoar nele. É bom estudar o nome e o caráter de Deus, para que, em nossos apuros, possamos saber como e por que título dirigir-se a nosso Pai que está no céu.

“Porque em ti confio”

O Seu abrigo é o Pai. Assim como os pintinhos correm para baixo da galinha, eu também me lanço a Ti. Tu és o meu grande Protetor ofuscante, e eu me refugiei sob a tua força. Este é um argumento potente em defesa, e nosso Senhor sabia não apenas como usar com Deus, mas como ceder ao seu poder quando exercido por outros sobre si mesmo.

“De acordo com a tua fé, seja feita para ti”, é uma grande regra do céu em dispensar favor, e quando podemos sinceramente declarar que exercemos fé no Deus Poderoso em relação à misericórdia que buscamos, podemos estar certos de que nosso pedido prevalecerá. A fé, como a espada de Saul, nunca volta vazia; vence o céu quando segurado na mão da oração. Como o Salvador orou, oremos, e como ele se tornou mais que um conquistador, assim também devemos através dele; quando formos atingidos pelas tempestades, clamaremos bravamente ao Senhor como ele fez: “em ti confio”.

Verso 2

A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença.

Salmos 16:2
“A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor”

Em seu íntimo coração, o Senhor Jesus se curvou para prestar serviço ao Pai Celestial e, diante do trono de Jeová, sua alma jurou lealdade ao Senhor por nossa causa. Somos como ele quando nossa alma, verdadeira e constantemente na presença do Deus que perscruta o coração, declara seu total consentimento ao governo do Infinito Jeová, dizendo: “Tu és o meu Senhor”. Reconhecer isso com os lábios é pouco, mas para a alma dizê-lo, especialmente em tempos de provação, é uma graciosa evidência de saúde espiritual; professá-lo diante dos homens é uma questão pequena, mas declará-lo perante o próprio Jeová é muito mais importante. Essa frase também pode ser vista como a expressão da fé apropriada, segurando o Senhor por convênio e gozo pessoais; nesse sentido, seja a nossa música diária na casa de nossa peregrinação.

“A minha bondade não chega à tua presença”

A obra de nosso Senhor Jesus não era necessária por causa de qualquer necessidade no Ser Divino. Jeová teria sido inconcebivelmente glorioso se a raça humana perecesse, e se nenhuma expiação tivesse sido oferecida. Embora a obra da vida e a agonia da morte do Filho refletissem um brilho sem paralelo sobre todos os atributos de Deus, o Deus mais abençoado e infinitamente feliz não necessitava da obediência e morte de seu Filho; foi por nossa causa que o trabalho de redenção foi realizado, e não por falta ou desejo por parte do Altíssimo. Quão modestamente o Salvador aqui estima sua própria bondade! Que razões esmagadoras temos para imitar sua humildade! “Se você é justo, o que lhe dá? Ou o que recebe da sua mão?”.

Verso 3

Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.

Salmos 16:3
“Mas aos santos que estão na terra”

Estes santificados, embora ainda na terra, participam dos resultados da obra mediadora de Jesus, e por sua bondade são feitos o que são. As pessoas peculiares, zelosas por boas obras e santificadas ao serviço sagrado são as pessoas que são beneficiadas pela obra do homem Cristo Jesus; mas essa obra não acrescentou nada à natureza, virtude ou felicidade de Deus. Deus, que é abençoado para todo o sempre. Que força é mais verdadeira para nós, pobres servos indignos que não são dignos de serem mencionados em comparação com o fiel Filho de Deus! Nossa esperança deve sempre ser que talvez algum pobre filho de Deus possa ser servido por nós, pois o Grande Pai nunca pode precisar de nossa ajuda. Podemos cantar os versos do Dr. Watts:

Muitas vezes, meu coração e minha língua confessaram
Quão vazio e quão pobre eu sou;
O meu louvor nunca pode te abençoar,
nem acrescentar novas glórias ao teu nome.
Contudo, Senhor, teus santos na terra podem colher
algum lucro pelo bem que fazemos;
Esse é o prazer que mantenho,
esses são os melhores amigos que conheço.

Os pobres crentes são receptores de Deus e têm um mandado da Coroa para receber a receita de nossas ofertas em nome do rei. Santos partiram, não podemos abençoar; até a oração por eles não tem utilidade; mas enquanto estiverem aqui, devemos praticamente provar nosso amor a eles, assim como nosso Mestre fez, pois eles são os excelentes da terra. Apesar de suas fraquezas, seu Senhor pensa muito nelas e as considera como nobres entre os homens. O título de “Sua Excelência” pertence mais apropriadamente ao santo mais malvado do que ao maior governador. A verdadeira aristocracia é crente em Jesus. Estrelas e ligas são poucas distinções em comparação com as graças do Espírito. Quem os conhece melhor diz deles ” em quem há todo o meu prazer”. Antes de todos os mundos suas delícias estavam com esses escolhidos filhos dos homens. A opinião deles sobre si mesmos é muito diferente da opinião deles sobre o Amado; eles se consideram menos do que nada, ainda Ele faz muitos deles e coloca seu coração em direção a eles. O que maravilha os olhos do Amor Divino podem ver onde as Mãos do Poder Infinito estiveram graciosamente trabalhando. Foi esse carinho rápido que levou Jesus a ver em nós uma recompensa por todos. Sua agonia o sustentou sob todos os seus sofrimentos pela alegria de nos redimir de descer à cova.

Verso 4

As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.

Salmos 16:4
“As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus”

O mesmo coração amoroso de Deus que se abre para o Seu povo escolhido é rapidamente fechado contra aqueles que continuam em sua rebelião contra Ele. Jesus odeia toda a maldade, e especialmente o alto crime da idolatria. O texto, enquanto mostra a aversão ao pecado por nosso Senhor, mostra também a ganância do pecador depois dele. Os crentes professos costumam ser lentos em relação ao verdadeiro Senhor, mas os pecadores correm atrás de outro deus. Eles correm como loucos, onde rastejamos como caracóis, fazem oferendas. Que o zelo deles repreenda nosso atraso. No entanto, o deles é um caso em que quanto mais se apressam, pior se aceleram, pois suas tristezas se multiplicam por sua diligência em multiplicar seus pecados.

Matthew Henry expressamente diz: “Aqueles que multiplicam deuses multiplicam tristezas para si mesmos; pois quem pensa que um deus é pequeno demais, encontrará dois demais, e ainda assim centenas não são suficientes”. É maravilhoso contemplar as crueldades e dificuldades que os homens enfrentam por seus falsos deuses; nossos relatórios missionários são um comentário digno de nota sobre esta passagem; mas talvez nossa própria experiência seja uma exposição igualmente vívida; pois quando damos nosso coração aos ídolos, mais cedo ou mais tarde, tivemos que esperá-lo. Perto das raízes do nosso amor próprio, todas as nossas tristezas jazem, e quando esse ídolo é derrubado, o aguilhão desaparece do sofrimento.

Moisés quebrou o bezerro de ouro e o moeu em pó, e o lançou na água da qual ele fez Israel beber, e assim nossos queridos ídolos se tornarão porções amargas para nós, a menos que imediatamente os abandonemos. Nosso Senhor não tinha egoísmo; ele serviu apenas um Senhor, e serviu somente a ele. Quanto aos que se afastam de Jeová, ele foi separado deles, levando a sua reprovação fora do arraial. O pecado e o Salvador não tiveram comunhão. Ele veio para destruir, não para apadrinhar ou ser aliado às obras do diabo, portanto os que permanecem no pecado não podem ser os filhos de Deus. Por isso, ele recusou o testemunho de espíritos impuros quanto à sua divindade, pois em nada ele teria comunhão com as trevas. Devemos tomar cuidado acima da medida para não nos conectarmos no mais remoto grau à falsidade na religião; mesmo o mais solene dos ritos popistas devemos odiar.

“Eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios”

O velho provérbio diz: “Não é seguro comer na bagunça do diabo, embora a colher nunca seja tão longa”. A simples menção de nomes ruins era bom evitar: “nem tomo o nome deles nos meus lábios”. Se permitirmos veneno nos lábios, pode demorar muito tempo a penetrar no interior, e é bom manter fora da boca o que excluiríamos do coração. Se a igreja desfruta da união com Cristo, ela deve romper todos os laços da impiedade e manter-se pura de todas as poluições da adoração carnal, que agora poluem o serviço de Deus. Alguns professores são culpados de grande pecado por permanecerem na comunhão das igrejas popistas, onde Deus é tão desonrado quanto em Roma, apenas de uma maneira mais astuta.

Verso 5

O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.

Salmos 16:5
“O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice”

Em virtude de nossa herança conjunta com Jesus, todas as riquezas da aliança da graça; e a porção que cai sobre nós põe sobre a nossa mesa o pão do céu e o novo vinho do reino. Quem não ficaria satisfeito com uma dieta tão delicada? Nosso copo raso de tristeza pode muito bem drenar com resignação, pois o copo profundo de amor fica lado a lado com ele e nunca estará vazio.

“Tu sustentas a minha sorte”

Alguns inquilinos têm uma condição em seus contratos que eles mesmos devem manter e garantir, mas no nosso caso o próprio Jeová mantém a nossa sorte. Nosso Senhor Jesus se deleitou com essa verdade, porque o Pai estava do seu lado e manteria seu direito contra todos os erros dos homens. Ele sabia que seus eleitos seriam reservados para ele, e que o poder todo-poderoso os preservaria como sua sorte e recompensa para sempre. Vamos também nos alegrar, porque o juiz de toda a terra justificará a nossa justa causa.

Verso 6

As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.

Salmos 16;6
“As linhas caem-me em lugares deliciosos”

Jesus encontrou o caminho da obediência para leva-lo a “lugares deliciosos”. Apesar de todas as dores que abatiam seu rosto, ele exclamou: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração” (Sl 40:8). Pode parecer estranho, mas enquanto nenhum outro homem estava tão familiarizado com a tristeza , é nossa convicção que nenhum outro homem jamais experimentou tanta alegria e prazer no serviço, pois nenhum outro serviu tão fielmente e com resultados tão grandes quanto a sua recompensa de recompensa. A alegria que lhe foi proposta deve ter enviado alguns dos seus raios de esplendor desciam pelos lugares ásperos onde ele suportou a cruz, desprezando a vergonha, e devem ter feito deles, em alguns aspectos, lugares agradáveis ​​ao coração generoso do Redentor.

De qualquer forma, sabemos que Jesus estava bem contente com a parte comprada pelo sangue que as linhas de eleger o amor marcavam como seu despojo com os fortes e sua parte com os grandes. Nele ele se consolou na terra e se deleita no céu; e ele não pede mais “BOM PATRIMÔNIO” que seu amado possa estar com ele onde ele está e contemplar sua glória. Todos os santos podem usar a linguagem deste versículo, e quanto mais profundamente eles entrarem em seu espírito contente, agradecido e alegre, melhor para si e mais gloriosos para seu Deus. Nosso Senhor era mais pobre do que nós, pois ele não tinha onde repousar a cabeça e, no entanto, quando mencionava sua pobreza, nunca usava uma palavra de murmúrio; espíritos descontentes são tão diferentes de Jesus quanto o corvo coaxante é diferente da pomba arrulhada. Os mártires foram felizes nas masmorras.

“Do delicioso pomar da prisão de Leonine, o mártir italiano datou sua carta, e a presença de Deus tornou agradável a grade de Laurence.” Greenham foi ousado o suficiente para dizer: “Eles nunca sentiram o amor de Deus ou experimentaram o perdão dos pecados, que estão descontentes”. Alguns teólogos pensam que o descontentamento foi o primeiro pecado, a rocha que destruiu nossa raça no paraíso; certamente não pode haver um paraíso em que esse espírito maligno tenha poder; seu lodo envenenará todas as flores do jardim.

Verso 7

Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.

Salmos 16:7
“Louvarei ao Senhor que me aconselhou”

Louvor e oração foram apresentados ao Pai por nosso Senhor Jesus, e não somos verdadeiramente seus seguidores, a menos que nossa decisão seja: “Abençoarei o Senhor”. Jesus é chamado Maravilhoso, Conselheiro, mas como homem ele não falou de si mesmo, mas como seu Pai o havia ensinado. Leia em confirmação disso, João 7:16 ; João 8:28 ; e João 12: 49-50 ; e a profecia a respeito dele em Isaías 11: 2-3. Era costume do nosso Redentor pedir orientação a seu Pai, e tendo recebido, ele o abençoou por lhe dar conselhos. Seria bom para nós se seguíssemos seu exemplo de humildade, deixássemos de confiar em nosso próprio entendimento e procurássemos ser guiados pelo Espírito de Deus. “Teus ouvidos ouvirão uma voz atrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, quando voltares para a mão direita e quando voltares para a esquerda.” A estação noturna que o pecador escolhe por seus pecados é a hora sagrada da quietude, quando os crentes ouvem as suaves vozes tranquilas do céu e da vida celestial dentro de si.

Verso 8

Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.

Salmo 16:8

O medo da morte lançou uma sombra sombria sobre a alma do Redentor, e lemos que “ele foi ouvido naquilo que temia”. Apareceu-lhe um anjo, fortalecendo-o; talvez o mensageiro celestial o tenha assegurado de sua gloriosa ressurreição como garantia de seu povo, e da eterna alegria na qual ele deveria admitir o rebanho redimido pelo sangue. Então a esperança brilhou sobre a alma de nosso Senhor e, como registrado nesses versículos, ele examinou o futuro com santa confiança, porque continuava olhando para Jeová e desfrutando de sua presença perpétua. Ele sentiu que, assim sustentado, nunca poderia ser expulso do grande projeto de sua vida; nem ele, pois não ficou com a mão até poder dizer: “Está consumado”. Que misericórdia infinita foi essa para nós! Nesta imobilidade, causado pela simples fé na ajuda divina, Jesus deve ser visto como nosso exemplo; reconhecer a presença do Senhor é dever de todo crente;

O apóstolo traduz esta passagem (At 2:25); os olhos da fé de Jesus podiam discernir de antemão a continuidade do apoio divino ao seu Filho sofredor, em tal grau que ele nunca deveria se deixar levar pela realização de seu propósito de redimir seu povo. Pelo poder de Deus à sua mão direita, ele previu que deveria ferir todos os que se levantaram contra ele, e com esse poder ele depositou a confiança mais firme.

Verso 9

Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.

Salmos 16:9

Ele claramente previu que ele deveria morrer, pois ele fala de sua carne descansando e de sua alma na morada de espíritos separados; a morte estava cheia diante de seu rosto, ou ele não teria mencionado corrupção; mas tal era sua devota confiança em seu Deus, que ele cantou sobre a tumba e se alegrou com a visão do sepulcro. Ele sabia que a visita de sua alma ao Sheol, ou o mundo invisível dos espíritos desencarnados, seria muito curta e que seu corpo em um espaço muito breve deixaria a sepultura, sem se machucar por sua permanência ali; tudo isso o fez dizer: “meu coração está alegre” e moveu sua língua, a glória de seu corpo, para se alegrar em Deus, a força de sua salvação. Oh, por uma fé tão santa na perspectiva da provação e da morte! É obra da fé, não apenas criar uma paz que ultrapassa todo entendimento, mas preencher o coração cheio de alegria até que a língua, que como órgão de uma criatura inteligente, seja nossa glória, exploda em notas harmoniosas. elogio. A fé nos dá alegria viva e dá descanso moribundo. “Minha carne também descansará na esperança.”

Verso 10

Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Salmos 16:10

Nosso Senhor Jesus não ficou desapontado com sua esperança. Ele declarou a fidelidade de seu Pai nas palavras “não deixarás minha alma no inferno”, e essa fidelidade foi comprovada na manhã da ressurreição. Entre os mortos e os desencarnados, Jesus não foi deixado; ele havia acreditado na ressurreição e a recebeu no terceiro dia, quando seu corpo ressuscitou em uma vida gloriosa, como havia dito em jubilosa confiança: ” nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”

Na prisão externa da sepultura seu corpo poderia ir, mas na prisão interna de corrupção ele não podia entrar. Aquele que em alma e corpo era preeminentemente o” Santo “de Deus, foi libertado das dores da morte, porque não era possível que ele se apegasse a isso. É um nobre encorajamento para todos os santos; eles devem morrer, mas eles ressuscitarão e, embora, no caso deles, vejam a corrupção, ainda assim ressuscitem para a vida eterna. A ressurreição é a causa, a penhor, a garantia e o emblema da ressurreição de todo o seu povo. Portanto, eles vão para as sepulturas e para os leitos, descansando sua carne entre os torrões, como agora fazem em seus sofás.

Visto que Jesus é meu, não temerei me despir,
mas de bom grado adie estas roupas de barro;
Morrer no Senhor é uma bênção da aliança, uma
vez que Jesus a glória pela morte liderou o caminho.

Miserável será aquele homem que, quando os filisteus da morte invadirem sua alma, achará que, como Saul, ele foi abandonado por Deus; mas bem-aventurado aquele que tem o Senhor à sua direita, pois não temerá nenhum mal, mas aguardará uma eternidade de bem-aventurança.

Verso 11

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Salmos 16:11
“Far-me-ás ver a vereda da vida”

Para Jesus, primeiro foi mostrado esse caminho, pois ele é o primeiro gerado dentre os mortos, o primogênito de toda criatura. Ele próprio abriu o caminho através de sua própria carne e depois a pisou como o precursor de seus próprios remidos. O pensamento de fazer o caminho da vida para o seu povo alegrou a alma de Jesus.

“Na tua presença há fartura de alegrias”

Cristo ressuscitado dentre os mortos ascendeu à glória, para habitar em constante proximidade de Deus, onde a alegria é plena para sempre: a previsão disso o levou adiante em seu glorioso, mas doloroso trabalho. Trazer os escolhidos para a felicidade eterna foi a grande ambição que o inspirou e o fez percorrer um mar de sangue. Ó Deus, quando a alegria de um mundano tiver expirado, para sempre com Jesus habitemos “à tua mão direita há delícias perpetuamente”; e, enquanto isso, que possamos ser sinceros provando o teu amor abaixo. A nota de Trapp no ​​verso celestial que encerra o Salmo é um doce pedaço, que pode servir para uma contemplação e produzir uma amostra de nossa herança. Ele escreve: “Aqui é o máximo que se pode dizer, mas as palavras são fracas demais para pronunciá-lo. Por qualidade, há no céu alegria e prazeres; por quantidade, plenitude, torrente em que bebem sem deixar ou detestar; por constância. , está à direita de Deus, que é mais forte do que tudo, ninguém pode nos tirar da sua mão; é uma felicidade constante sem intervalo: e pela perpetuidade é para sempre.As alegrias do céu são sem medida, mistura ou fim”.


Retirado da obra original de Charles Haddon Spurgeon “Treasury of David, Psalm 16”. Citações escriturísticas a partir da Versão Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2020 © Traduzido por Amanda Martins. Para o uso correto deste recurso viste nossa Página de Permissões.

Charles Spurgeon

Charles Spurgeon

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi pregador, autor e editor britânico. Spurgeon também foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres. É conhecido como “Príncipe dos Pregadores”.

Publicidade:

Busque Assuntos: