Reformai
Publicidade:
Home | Tesouros de Davi: Salmos 17

Tesouros de Davi: Salmos 17

Série de exposições em Salmos por Charles Haddon Spurgeon. Confira todas as exposições clicando aqui


Verso 1

Ouve, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.

Salmos 17:1
“Ouve, Senhor”

Aquele que reconhece ter uma causa difícil é o que levanta maior clamor. A alma oprimida fica apreensiva por sua voz ser afogada e, portanto, pede neste versículo por uma audição não menos de três vezes. O coração conturbado anseia pelo ouvido do grande juiz, convencido de que ouvir é consertar. Se nosso Deus não pudesse ou não quisesse nos ouvir, nosso estado seria realmente deplorável; e, no entanto, alguns que se dizem mestres na fé reservam tão pouco espaço para o propiciatório, que Deus não os ouve pela simples razão deles negligenciarem o clamor. Nunca teremos morada se persistirmos como ciganos vivendo nas ruas e lugares comuns, assim como não seremos ouvidos se tentarmos sempre defender o nossa própria causa e nunca ir a Deus. Há mais medo na possibilidade de não irmos ao Senhor do que na impossibilidade do Senhor não nos ouvir, por meio de Cristo.

“A justiça” 

É bom que sejamos tidos por justos em nossas causas, pois o direito nunca será prejudicado por nosso justo juiz; mas se nosso processo é marcado por nossas enfermidades, é um grande privilégio fazer menção à justiça de nosso Senhor Jesus, que sempre prevalece no alto. 

“A justiça” tem uma voz que Jeová sempre ouve; e se meus erros clamam contra mim com grande força e fúria, orarei ao Senhor para ouvir aquela voz ainda mais alta e poderosa da direita, e os direitos de seu querido Filho. “Ouça, ó Deus, o Justo;”, veja pelos méritos do Justo, O Filho.  Deixe o leitor pleitear no trono do Deus justo, mesmo quando todos os outros argumentos forem inúteis.

“Atende ao meu clamor”

Isso mostra a veemência e sinceridade do peticionário; ele não é um mero falador, ele chora e lamenta, ele clama. Quem pode resistir a um choro? Um verdadeiro grito forte, amargo e piedoso, quase derrete uma pedra, não pode haver medo de sua prevalência com nosso Pai celestial. Um grito é nossa primeira expressão e, de muitas maneiras, o mais natural dos sons humanos; se nossa oração quiser que o choro do bebê seja mais natural que inteligente e mais sincero que elegante, será ainda menos eloquente para Deus. Há um poder poderoso no grito de uma criança para prevalecer com o coração dos pais. ” 

“Dá ouvidos à minha oração”

Algumas repetições não são inúteis. A reduplicação aqui usada não é superstição nem tautologia, mas é como o golpe repetido de um martelo batendo no mesmo prego na cabeça para consertá-lo com mais eficácia, ou a batida contínua de um mendigo na porta que não pode ser negada uma esmola.

“Que não é feita com lábios enganosos”

A sinceridade é indispensável e inseparável da oração. Lábios enganosos são detestáveis ​​para o homem e muito mais para Deus. Nas relações íntimas tão consagradas como a da oração, a hipocrisia, mesmo no grau mais remoto, é tão fatal quanto tola. A piedade hipócrita é dupla iniquidade. Aquele que fingir e lisonjear seria melhor tentar seu ofício com um tolo como ele, pois enganar o onisciente é tão impossível quanto pegar a lua em uma rede ou levar o sol a uma armadilha. 

Aquele que enganaria a Deus já é ele mesmo mais grosseiramente enganado. Nossa sinceridade na oração não tem mérito, assim como a sinceridade de um mendigo na rua; mas, ao mesmo tempo, o Senhor o considera, por meio de Jesus, e por muito tempo não recusará seu ouvido a um peticionário honesto e fervoroso.

Verso 2

Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.

Salmos 17:2
“Saia a minha sentença de diante do teu rosto”

O salmista agora se tornou ousado pela influência fortalecedora da oração, e agora ele pede ao juiz de toda a Terra que dê sentença ao seu caso. Ele foi difamado de maneira vulgar e maliciosa; e tendo levado sua ação ao mais alto tribunal, ele, como um homem inocente, não deseja escapar da investigação, mas até convida e processa por julgamento. Ele não pede sigilo, mas teria o resultado divulgado ao mundo. Ele teria sentença pronunciada e executada.

Em alguns assuntos, podemos nos aventurar a ser tão ousados ​​quanto isso; mas, na exceção de podermos alegar algo melhor do que nossa suposta inocência, esta é uma terrível presunção, portanto, desafiar o julgamento de um Deus que odeia o pecado. Com Jesus como nossa justiça completa e toda gloriosa, não precisamos temer, embora o dia do julgamento deva começar de uma vez e o inferno abra sua boca aos nossos pés, mas possa provar com alegria a verdade da jactância santa de nosso escritor de hinos –

Ousado ficarei naquele grande dia;
Pois quem imputará ao meu cargo?
Enquanto, pelo teu sangue, absolvido eu sou,
Da tremenda maldição e vergonha do pecado.

“Atendam os teus olhos à razão”

Os crentes não desejam outro juiz que não seja Deus, ou sejam dispensados ​​de julgamento, ou mesmo julgados por princípios de parcialidade. Não; nossa esperança não reside na perspectiva de favoritismo de Deus, e na consequente suspensão de seu julgamento. Nós esperamos ser julgados pelos mesmos princípios que os outros homens e, através do sangue e da justiça de nosso Redentor, passaremos incólumes à provação. O Senhor nos pesará na balança da justiça de maneira justa e honesta; Ele não usará pesos falsos para nos permitir escapar, mas com a mais severa equidade esses saldos serão usados ​​tanto sobre nós quanto sobre os outros; e com o nosso bem-aventurado Senhor Jesus como o nosso tudo em tudo que não trememos, pois não seremos encontrados em falta. No caso de Davi, ele sentiu que sua causa estava tão certa que simplesmente desejava que os olhos divinos repousassem sobre o assunto, e estava confiante de que a equidade daria a ele tudo o que precisava.

Verso 3

Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.

Salmos 17:3
“Provaste o meu coração” 

Como Pedro, Davi usa o argumento: “Tu sabes todas as coisas, sabes que eu te amo”. É uma coisa muito segura poder apelar imediatamente para o Senhor e exortar nosso juiz a ser uma testemunha de nossa defesa. “Amados, se nosso coração não nos condena, temos confiança em Deus.”  (1 Jo 3:21)

“Visitaste-me de noite”

Como se ele tivesse dito: “Senhor, Tu entras em minha casa a toda hora; e Tu me viste quando ninguém mais estava perto; Tu me surpreendes e marcas as minhas ações irrestritas, e sabes se sou ou não culpado dos crimes cometidos à minha porta”. Homem feliz que pode assim se lembrar do olho onisciente e do visitante onipresente, e encontrar conforto no Onipresente.

Esperamos que tenhamos recebido nossas visitas à meia-noite de nosso Senhor, e que realmente sejam doces; tão doces que a lembrança delas nos faça ansiar por mais dessa comunhão condescendente.

“Examinaste-me, e nada achaste”

Certamente, o salmista não está sendo hipócrita ou perverso no sentido em que seus caluniadores o acusavam; pois, se o Senhor colocasse o melhor de seu povo no crisol, a escória seria uma visão terrível e faria a penitência abrir suas comportas. Os testadores logo detectam a presença de liga, e quando o chefe de todos os testadores finalmente disser que não encontrou nada, será realmente uma hora gloriosa.

“Propus que a minha boca não transgredirá”

Não era intencional, pois ele desejava em todos os aspectos afinar os lábios com a doce e simples música da verdade. Não obstante tudo isso, Davi foi caluniado, como se nos mostrasse que a mais pura inocência será exaltada pela malícia. Não há luz do sol sem sombra, nem frutos maduros sem manchas pelos pássaros.

Verso 4

Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.

Salmos 17:4
“Quanto ao trato dos homens”

Enquanto estivermos no meio de homens, teremos suas obras sob nossa observação, e seremos obrigados a manter um canto de nosso diário sob a direção “a respeito das obras dos homens”. Ficar bem distante das obras mortas da humanidade carnal é o desejo devoto das almas que são vivificadas pelo Espírito Santo. 

“Pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor”

Aquele livro celestial, que é negligenciado em muitas prateleiras, é o único guia para aqueles que evitam os labirintos sedutores e emaranhados do pecado; e é o melhor meio de preservar o jovem peregrino de pisar naqueles caminhos perigosos. Nós devemos seguir um ou outro: o Livro da Vida ou o caminho da morte; a palavra do Espírito Santo, ou a sugestão do espírito mal. Davi poderia pedir como prova de sua sinceridade que ele não tinha parte ou lote com os ímpios em seus caminhos arruinados. Como podemos nos aventurar a defender nossa causa com Deus, a menos que também possamos lavar nossas mãos de toda a conexão com os inimigos do Grande Rei? 

Verso 5

Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.

Salmos 17:5

Sob julgamento, não é fácil nos comportar corretamente; uma vela não é facilmente mantida acesa quando muitas bocas invejosas a estão bufando. Nos tempos ruins, a oração é particularmente necessária, e os sábios recorrem a ela imediatamente. Platão disse a um de seus discípulos: “Quando os homens falarem mal de ti, viva para que ninguém acredite neles”. Conselhos bons o suficiente, mas ele não nos disse como executá-lo. Temos um preceito aqui incorporado em um exemplo; se quisermos ser preservados, devemos clamar ao Preservador e pedir apoio divino ao nosso lado. 

“Dirige os meus passos”

Como um motorista cuidadoso segura seu cavalo quando desce a colina. Temos todos os tipos de passos, rápidos e lentos, e a estrada nunca é longa de um tipo, mas com Deus para sustentar nossas ações, nada no ritmo ou na estrada pode derrubar. Aquele que já desceu uma vez e, infelizmente, cortou os joelhos, até os ossos, precisou redobrar seu zelo ao usar esta oração; e todos nós, como somos tão fracos em nossas pernas durante a queda de Adão, precisávamos usá-lo a cada hora do dia. Se um pai perfeito caiu, como um filho imperfeito ousaria se gabar?

“Nos teus caminhos”

Abandonando os caminhos de Satanás, ele orou para ser confirmado nos caminhos de Deus. Não podemos evitar o mal sem manter o bem. Se o alqueire não estiver cheio de trigo, em breve estará novamente cheio de palha. Em todas as ordenanças e deveres designados de nossa santíssima fé, que o Senhor nos permita percorrer Sua graça que sustenta!

“Para que as minhas pegadas não vacilem”

O que! escorregar nos caminhos de Deus? Sim, a estrada é boa, mas nossos pés são maus e, portanto, escorregam, mesmo na estrada do rei. Quem se pergunta se os homens carnais escorregam e caem de uma maneira que escolhem, que, como o vale de Sidim, estão cheios de poços de lodo mortais? Pode-se tropeçar em uma ordenança e também em uma tentação. O próprio Jesus Cristo é uma pedra de tropeço para alguns, e as doutrinas da graça foram motivo de ofensa para muitos. Somente a graça pode sustentar nossas ações nos caminhos da verdade.

Verso 6

Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.

Salmos 17:6
“Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir”

Tu sempre me ouviste, ó meu Senhor, e, portanto, tenho a maior confiança em me aproximar novamente do Teu altar. A experiência é um professor abençoado. Quem experimentou a fidelidade de Deus em horas de necessidade, tem grande ousadia em apresentar seu caso perante o Trono. O poço de Belém, de onde extraímos esses rascunhos refrescantes nos anos passados, nossas almas almejam ainda; nem o deixaremos para as cisternas quebradas da terra. 

“Inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras”

Abaixe-se do céu e coloque os ouvidos na minha boca; dê-me os meus ouvidos só para mim, como os homens fazem quando se inclinam para captar todas as palavras de seus amigos. O salmista aqui volta à sua primeira oração e assim define a nós um exemplo de pressionar nosso processo repetidamente, até que tenhamos plena certeza de que obtivemos sucesso.

Verso 7

Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.

Salmos 17:7
“Faze maravilhosas as tuas beneficiências”

Maravilhosa em sua antiguidade, seu caráter distintivo, sua fidelidade, sua imutabilidade e, acima de tudo, maravilhosa nas maravilhas em que opera. Essa graça maravilhosa que nos redimiu com o precioso sangue do unigênito de Deus, é aqui invocada para o resgate. Essa graça às vezes está oculta; o texto diz: “faze maravilhosas” ou, em outras palavras, “mostre as tuas beneficências.”

Os presentes prazeres do amor divino são cordiais incomparáveis ​​para apoiar corações desmaiados. Crente, que oração é essa! Considere-a bem. Ó Senhor, mostre o seu maravilhoso bondade amorosa; mostre ao meu intelecto e remova minha ignorância; mostre ao meu coração e revive minha gratidão; mostre à minha fé e renove minha confiança; mostre à minha experiência e me livre de todos os meus medos. A palavra original aqui usada é a mesma que no Salmo 4:3 é “separado” e tem a força de distinguir “tuas misericórdias”, expô-las e separar as mais escolhidas a serem concedidas a mim nesta hora de minha mais severa aflição. 

“Ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra”

O título aqui dado a nosso Deus gracioso é eminentemente consolador. Ele é o Deus da salvação; é seu hábito atual e perpétuo salvar os crentes; ele apresenta sua melhor e mais gloriosa força, usando sua mão direita de sabedoria e poder, para salvar todos aqueles, de qualquer categoria ou classe, que confiam em si mesmos com Ele. Fé feliz, assim, para garantir a onipotente proteção do Céu! Bendito Deus, por ser gracioso com os mortais indignos, quando eles têm apenas graça para confiar em ti! A mão direita de Deus é interposta entre os santos e todos os danos; Deus nunca perde meios; sua própria mão é suficiente. Ele trabalha sem ferramentas, assim como com eles.

Verso 8

Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas.

Salmos 17:8

Assim como o pássaro pai protege completamente sua ninhada do mal, e enquanto isso os acalenta com o calor do próprio coração, cobrindo-os com as asas, assim como comigo, Deus mais condescendente porque eu sou tua descendência e você tem o amor de um pai em perfeição. Esta última cláusula está no hebraico no tempo futuro, como se para mostrar que o que o escritor havia pedido apenas um momento antes de agora ter certeza de que seria concedido As expectativas confiantes devem acompanhar o ritmo das súplicas sinceras.

Verso 9

Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.

Salmos 17:9

Os inimigos de quem Davi procurou ser resgatado eram homens maus . É uma esperança para nós quando nossos inimigos são inimigos de Deus. Eles eram inimigos mortais, a quem nada além de sua morte satisfaria. Os inimigos da alma de um crente são os mortais de maneira mais enfática, pois aqueles que combatem nossa fé visam a própria vida de nossa vida. Os pecados capitais são inimigos mortais, e que pecado há que não tem morte em suas entranhas? Esses inimigos oprimiram Davi, destruíram seu espírito, como exércitos invasores assolam um país ou como bestas selvagens desolam uma terra. Ele se compara a uma cidade sitiada e reclama que seus inimigos o cercam. Pode muito bem acelerar nossos negócios para cima, quando ao nosso redor, todo caminho, é bloqueado por inimigos mortais. Esta é a nossa posição diária, pois à nossa volta perigos e pecados estão à espreita. Ó Deus, proteja-nos de todos eles.

Verso 10

Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.

Salmos 17:10
“Na sua gordura se encerram”

Luxo e gula geram uma enorme vaidade no coração, que fecha seus portões contra todas as emoções compassivas e julgamentos razoáveis. O velho provérbio diz que barrigas cheias criam crânios vazios, e é ainda mais verdade que frequentemente criam corações vazios. As ervas daninhas mais altas crescem no solo mais gordo. Riqueza e auto-indulgência são o combustível sobre o qual alguns pecados alimentam suas chamas. Orgulho e plenitude do pão eram os pecados gêmeos de Sodoma (Ez 16:49). Os falcões do Fed esquecem seus donos; e a lua em sua plenitude está mais distante do sol. Eglon foi um exemplo notável de que uma corporação bem alimentada não oferece segurança à vida, quando uma mensagem aguda vem de Deus, dirigida aos sinais vitais internos do corpo. 

“Com a boca eles falam soberbamente”

Aquele que se adora, não terá coração para adorar o Senhor. Cheio de prazer egoísta dentro de seu coração, o homem mau enche sua boca de expressões arrogantes. Prosperidade e vaidade costumam se alojar para o boi alimentado, quando urra para o dono, o poleax não fica longe.

Verso 11

Têm-nos cercado agora nossos passos; e baixaram os seus olhos para a terra;

Salmos 17:11
“Têm-nos cercado agora nossos passos” 

A fúria dos ímpios não visa apenas um crente, mas toda a banda; eles nos cercaram . Toda a raça dos judeus não passava de um pedaço da vingança faminta de Hamã, e tudo por causa de um mardoqueu. O príncipe das trevas odeia todos os santos por causa de seu mestre. O Senhor Jesus é um de nós , e aqui está a nossa esperança. Ele é o Disjuntor, e abrirá um caminho para nós através dos anfitriões que nos envolvem. O ódio dos poderes do mal é contínuo e enérgico, pois eles observam cada passo, esperando que chegue o momento em que eles nos pegarão de surpresa. Se nossos adversários espirituais, assim, percorrem todos os passos, com que ansiedade devemos guardar todos os nossos movimentos, para que, de qualquer maneira, sejamos traídos para o mal! 

“E baixaram os seus olhos para a terra”

Trapp explica espirituosamente essa metáfora com uma alusão a um touro quando está prestes a atropelar sua vítima; ele abaixa a cabeça, olha para baixo e depois concentra toda a sua força na corrida que faz. Provavelmente denota o ciúme malicioso com o qual o inimigo observa os passos dos justos; como se estudassem o terreno em que pisavam e procurassem alguma pegada errada para acusá-los pelo passado, ou alguma pedra de tropeço para lançar em seu caminho futuro, para tropeçar nos dias vindouros.

Verso 12

Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.

Salmos 17:12

Os leões não são mais gananciosos, nem seus caminhos mais astutos do que Satanás e seus ajudantes quando estão comprometidos contra os filhos de Deus. O sangue das almas que o adversário tem sede e toda a sua força e habilidade são exercidas ao máximo para satisfazer seu apetite detestável. Somos fracos e tolos como ovelhas; mas temos um pastor sábio e forte, que conhece as artimanhas do velho leão, e é mais do que páreo para sua força; portanto, não teremos medo, mas descansaremos em segurança no redil. Cuidado, porém, com nosso inimigo à espreita; e naquelas partes da estrada em que nos sentimos mais seguros, olhemos a nosso redor para que, porventura, nosso inimigo não pule sobre nós.

Verso 13

Levanta-te, Senhor, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, com a tua espada;

Salmos 17:13
“Levanta-te, Senhor” 

Quanto mais furioso o ataque, mais fervorosa a oração do salmista. Seus olhos repousam isoladamente sobre o Todo-Poderoso, e ele sente que Deus tem apenas que se levantar da sede de sua paciência, e o trabalho será realizado de uma só vez. Deixe o leão saltar sobre nós, se Jeová se colocar entre nós não precisaremos de melhor defesa. Quando Deus encontrar nosso inimigo cara a cara na batalha, o conflito logo terminará. 

“Detém-no” 

Seja antecipado com ele, engane e supere-o. Aponte de outra forma que ele não tenha indicado, e então o decepcione. 

“Derriba-o”

Prostrado ele. Faça-o afundar-se de joelhos. Faça-o arco como os arcos conquistados antes do conquistador. Que visão gloriosa é que vai ser a observar Satanás prostrada sob o pé do nosso glorioso Senhor! Haste, dia glorioso!

“Livra a minha alma do ímpio. com a tua espada”

Ele reconhece o mais profano e opressivo como estando sob o governo providencial do rei dos reis, e usado como espada na mão divina. O que uma espada pode fazer a menos que seja manejada por uma mão? Os ímpios não podem mais irritar nós, a menos que o Senhor permita que eles o façam. A maioria dos tradutores concorda que essa não é a leitura correta, mas que deve ser como Calvino coloca: “Livra minha alma do homem ímpio por tua espada”. Davi contrasta a espada do Senhor com ajudas e socorros humanos, e tem certeza de que está seguro o suficiente sob o patrocínio do céu.

Verso 14

Dos homens com a tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto. Estão fartos de filhos e dão os seus sobejos às suas crianças.

Salmos 17:14

Quase todas as palavras deste versículo forneceram assunto para discussão entre os estudiosos, pois é muito obscuro. Portanto, ficaremos satisfeitos com a versão comum, em vez de distrair o leitor com diversas traduções.

“Dos homens com a tua mão” 

Tendo denominado o ímpio como uma espada na mão de seu Pai, ele agora os compara a essa mão, para estabelecer sua convicção de que Deus poderia remover tão facilmente a violência deles como um homem move sua própria mão. Ele nunca matará seu filho com sua própria mão. 

“Dos homens do mundo”

Meras minhocas; não os homens do mundo vindouro, mas meros habitantes dessa estreita esfera de mortalidade; não tendo esperanças ou desejos além do terreno em que pisam. 

“Cuja porção está nesta vida”

Como o pródigo, eles têm sua parte e não se contentam em esperar o tempo de seu Pai. Como a paixão no” progresso dos peregrinos “, eles têm suas melhores coisas primeiro e se divertem durante sua pequena hora. Lutero sempre teve medo de que não deve ter sua porção aqui, e, muitas vezes deu somas de dinheiro que havia sido apresentado a ele Nós não podemos ter a terra eo céu muito para a nossa escolha e parte;. sábios escolher o que irá durar mais tempo

E cujo ventre enches do teu tesouro oculto”

Seu apetite sensual obtém o ganho que almejava. Deus dá a esses porcos as cascas pelas quais eles anseiam. Um homem generoso não nega seus ossos aos cães; e nosso Deus generoso dá até seus inimigos o suficiente para enchê-los, se eles ouro e prata que estão trancados nos trevos escuros da terra são dados aos ímpios liberalmente e, portanto, rolam em todos os tipos de prazeres carnais. Todo cachorro tem seu dia, e eles eles têm, e parece que um dia de verão brilhante; mas ah! quando termina a noite!

“Estão fartos de filhos”

Esta era a sua maior esperança, que uma raça de seus lombos prolongasse seus nomes muito abaixo na página da história, e Deus lhes concedeu isso também; para que eles tenham todo o coração que possam desejar. Que criaturas invejáveis ​​eles parecem, mas está apenas aparecendo!

“E dão os seus sobejos às suas crianças”

Eles eram governantas gordas, e ainda assim não deixam vontades magras. Vivendo e morrendo, eles careciam de nada além de graça e, infelizmente, que carecem de tudo. Eles tinham uma porção justa dentro do pequeno círculo do tempo, mas a eternidade não entrava em seus cálculos. Eles eram tostões, mas eram tolos; lembraram-se do presente e esqueceram o futuro; lutaram pela carapaça e perderam o núcleo. Quão boa descrição temos aqui de muitos comerciantes bem-sucedidos ou estadistas populares; é, à primeira vista, muito vistoso e tentador, mas, em contraste com as glórias do mundo vindouro, quais são essas insignificantes alegrias das montanhas, auto, auto, auto, todas essas alegrias começam e terminam no mais baixo egoísmo; Deus, quão ricos são aqueles que começam e terminam em ti!De toda a contaminação e dano que a associação com homens do mundo certamente nos trará, livra-nos, ó Deus!

Verso 15

Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.

Salmos 17:15
“Quanto a mim”

Não invejo nem cobiço a felicidade desses homens, mas em parte tenho e em parte espero por um bem melhor.” Contemplar o rosto de Deus e ser transformado por essa visão em sua imagem, de modo a participar de sua justiça, esta é a minha. ambição nobre; e na perspectiva disso, renuncio alegremente a todos os meus prazeres presentes. Minha satisfação está por vir; ainda não a procuro. Dormirei um pouco, mas acordarei ao som da trombeta; alegria eterna, porque eu me levanto à tua semelhança, ó meu Deus e rei! Vislumbres de glória bons homens têm aqui abaixo para manter sua fome sagrada, mas o banquete completo os espera nos céus superiores. Comparado com essa plenitude profunda, inefável e eterna de alegria, as alegrias dos mundanos são como uma minhoca ao sol ou a gota de um balde no oceano.


Citações escriturísticas a partir da Versão Almeida Corrigida Fiel (ACF). 2020 © Traduzido por Amanda Martins. Para o uso correto deste recurso viste nossa Página de Permissões.

Charles Spurgeon

Charles Spurgeon

Charles H. Spurgeon (1834-1892) foi pregador, autor e editor britânico. Spurgeon também foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres. É conhecido como “Príncipe dos Pregadores”.

Publicidade:

Busque Assuntos: